Conflito entre Venezuela e Guiana. Governos agonizantes criam conflitos no intuito de desviar a atenção. Lembram das Falklands?
“A disputa territorial da Guiana com Venezuela representa uma ameaça à sua sobrevivência” foi o que disse nessa sexta-feira o Presidente David Granger, em Washington. Após uma recente descoberta da Exxon Mobil de uma importante jazida de petróleo, a disputa entre os dois países se agigantou, com a Venezuela a insistir na posse de gigantesca parte do território da Guiana.
“Neste momento, a Guiana enfrenta um desafio à sua sobrevivência por um Estado maior”, afirmou Granger, perante uma audiência no William Perry Center of Hemispheric Defense Studies.
Um governo agonizante é capaz de inventar conflitos com vistas a desviar o foco e criar um ambiente nacionalista e de união em todo de suposta defesa da integridade nacional. Foi o que aconteceu na Argentina, que em meio a grande crise econômica criou um conflito desastroso com a Inglaterra.
Na guerra contra a Inglaterra a Argentina atacou irracionalmente uma grande potência e foi esmagada. No caso Venezuela x Guiana a comunidade internacional tem de estar de olhos abertos para que a idiotice bolivariana de Nicolás Maduro não gere uma carnificina bem pertinho de nossas fronteiras.
A história nos ensina que pequenso conflitos podem se tornar grandes guerras, envolvendo vários países.
Maduro diz que a GUIANA enfrenta a Venezuela porque se fia no “PODER IMPERIAL” de empresas norte-americanas.
De: https://observatoriodarede.com.br/conflito-entre-venezuela-e-guiana-governos-agonizantes-criam-conflitos-no-intuito-de-desviar-a-atencao-lembram-das-falklands.html