{jcomments on}MANIPULAÇÃO! Cuidado, Jornal EXTRA joga no vento artigo sobre MARGEM CONSIGNAVEL!
“Margem de 70% dos militares para empréstimo pode causar dívidas
“Djalma Oliveira – Militares das F. Armadas têm margem consignável maior do que a maioria dos servidores – Assim como outros servidores públicos, os militares e os pensionistas das Forças Armadas podem pedir empréstimos e pagar as dívidas por meio de descontos na folha de pagamento. Mas há uma regra para quem está na Marinha, no Exército e na Aeronáutica que difere o crédito consignado deles dos demais. O limite de comprometimento da renda mensal é de 70%. Em outros segmentos do serviço público, essa margem costuma ser de 30%. Segundo advogados e economistas, esse limite permitido pelas Forças Armadas é perigoso e pode deixar os militares com pouco dinheiro para as despesas básicas do dia a dia…”
Não há de se contestar que empréstimos consignados devem ser evitados, assim como quaisquer outros empréstimos. Mas o caso dos militares é outro, seu aperto vem pelas perdas constantes de poder aquisitivo, todo mês tem que deixar de consumir alguma coisa indispensável, e isso é muito difícil de administrar.
Porém, caberia mais aqui analisar essa “reportagem”. Primeiro, deveríamos observar qual agência é a proprietária do jornal, nos créditos da foto já observa-se que é a rede globo, em segundo lugar observa-se o repórter. O que ele publica? Qual a sua tendência? Djalma Oliveira tem publicado séries de artigos seguindo a tendência global sobre as manifestações dos policiais em todo o Brasil.
Em um momento chave, em que alguns militares de coragem insistem em tentar uma mobilização para estudar maneiras de mover a opinião pública a seu favor é interessante a publicação desse artigo, parece que CAIU de repente!!! Parece descontextualizado… E joga a culpa pelo mau momento nos próprios militares das Forças Armadas!! Pode ser o início de uma estratégia do governo para manipular a sociedade. Antevendo uma manifestação pública, seja ela por meio de faixas ou por meio de manifestações públicas a oposição já molda as mentes da sociedade para crer que os militares e seu “privilégio” de margem maior são os próprios culpados pelo seu sufoco.
Ou a opção acima é a correta, ou essa “notícia” foi encomendada por alguma empresa de advogados, julgando que os militares iriam iniciar uma grande busca de redução judicial dos empréstimos, até a margem legal.
Um “grande” filósofo recomendava que todos aqueles que detinham o poder de pensar deveriam se retirar para um lugar tranqüilo e simplesmente meditar sobre a sociedade, sem intervir. Ousamos discordar diametralmente desse “filósofo”. Cremos que aqueles que tem a habilidade de decifrar o quotidiano devem se unir e somar forças para modificá-lo para melhor.
Do site Sociedade Militar – https://sociedademilitar.com
Fontes: Jornal Extra ONline e Portal Militar.
{sendtofriend}