Comandantes que falam. Depois do Exército, com o quadro “Comandante responde”, Brigadeiro Rossato dá declarações por meio da FAB-TV.
Nunca um Comandante do Exército havia dado tantas declarações. Talvez só se tenha visto oficiais generais tão presentes na mídia na época do governo militar. Digitando no campo de busca do Youtube o termo “comandante do exército” ou “comandante responde” nos deparamos com centenas de resultados ilustrados com a imagem do general Villas Bôas.
Sem contar as entrevistas e outras declarações públicas, só o quadro Comandante Responde já conta com 6 edições onde o comandante do Exército explicou diversos assuntos, desde reajuste de soldos até cassação de medalhas de mensaleiros. Algumas pessoas poderiam argumentar que o recém-deposto Comandante Militar do Sul, ao conceder algumas entrevistas e se deixar filmar criticando a classe política, apenas teria se espelhado em seu superior.
Certamente no Exército Ninguém pode mais dizer que o comandante se “esconde atras de uma mesa”.
Ontem a FAB, seguindo essa nova linha “comunicativa” dos comandantes, também colocou online uma entrevista com seu comandante, o brigadeiro Rossato.
Rossato não tem tanta desenvoltura quanto o comandante Villas Bôas. Ainda tem uma retórica meio que “mecânica”. Mas, com a prática deve melhorar. O brigadeiro falou sobre a Marinha, Exército e Aeronáutica. Parece que a entrevista tinha como escopo mostrar à sociedade o que faz e qual é a responsabilidade de cada força.
Rossato falou também sobre as aquisições de helicópteros russos MI-35 (H2) entre outras coisas. O brigadeiro disse ainda que o Gripen é o mais importante projeto e que será chamado aqui de F-39.
Independente de seus comandantes aparecerem ou não em público, os militares das forças armadas continuam agindo e suprindo várias lacunas deixadas pela administração pública desse país. E talvez mais do que qualquer entrevista, seja isso que ainda mantenha a alta credibilidade que possuem diante da sociedade.
Revista Sociedade Militar