Em meio a grande crise política que atravessamos, quase passa despercebido o recado bastante claro dado pelo sábio General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro, aos novos oficiais GENERAIS.
Deu orgulho de ver como um Chefe Militar, combinando coragem e disciplina, pode dizer muita coisa, se souber como dizer. Atenção para a citação feita das palavras de Caxias sobre anistia e, próximo ao final do texto o reconhecimento do papel do EB e de chefes do passado na defesa da democracia contra radicalismos. (De General R.Paiva)
“A espada, senhores generais, tem estado e vigilante, sempre ao lado do nosso povo, na defesa da democracia e das instituições, oferecendo-lhes proteção contra aventuras, aventureiros ou radicalizações descabidas que tentem conduzir-nos a rupturas sociais pela manipulação que transforma divergências em ódio. Este é o valor do símbolo que lhes será confiado e o peso da responsabilidade que a guarda de seu legado lhes impõe, garantir a soberania da Nação, defender os interesses do povo a que servimos e cooperar para a estabilidade indispensável à prosperidade que nos levará ao inevitável destino de grandeza que nos aguarda.”
Íntegra do discurso.
Revista Sociedade Militar
Revista Sociedade Militar