O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, participou nesta quarta-feira, dia 06, em Salvador, da cerimônia de apresentação oficial do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia.
Transferido para a Marinha do Brasil, após acordo de aquisição firmado entre os governos brasileiro e francês, o Navio Bahia foi projetado para transportar tropas, veículos, helicópteros e munição diretamente para uma área de operações, o que irá agregar à Força Naval brasileira importante capacidade de apoio logístico.
O navio se chamava SIROCO e foi incorporado à marinha francesa em 1998. Portanto, hoje possui cerca de 18 anos de idade. Outro navio da mesma classe, também descartado pelos franceses, foi comprado pelo Chile.
Tendo ainda a capacidade de operar em grandes áreas oceânicas e na proteção de plataformas marítimas de petróleo, o Navio contribuirá para o emprego do Poder Naval, na defesa das águas jurisdicionais brasileiras, colaborando com as ações da Marinha realizadas em parceria com órgãos internacionais e em apoio à política externa do País. Pela suas características, o navio pode também ser empregado em missões de caráter humanitário.
dados de DEFESA / Sociedade Militar