Os parlamentares do PSOL são os que mais exigem do Ministério da Defesa informações detalhadas sobre operações, deslocamentos de tropas, pagamentos de militares e outras questões relacionadas às Forças Armadas.
No dia 9 de outubro a deputada Sâmia Bonfim, do PSOL, questionou a defesa sobre as relações dos militares brasileiros ou de órgãos de inteligência com a repressão às manifestações ocorridas recentemente no CHILE e possíveis investigações sobre relações dos organizadores com entidades ou partidos políticos no Brasil
Durante as manifestações no Chile o Presidente Jair Bolsonaro criticou os protestos e os classificou como “atos terroristas”2 : “Praticamente todos os países da América do Sul tiveram problemas. O do Chile é gravíssimo. Aquilo não é manifestação, nem reinvindicação. Aquilo são atos terroristas”. O Presidente, ou qualquer de seus filhos ou aliados – incluindo Deputados e Senadores, pressionou, orientou, recomendou, aconselhou ou advertiu, direta ou indiretamente, qualquer agente público para promoção de cooperação com o Governo Chileno sobre o caso? Anexar à resposta os despachos e comunicações referentes à solicitação.
“Durante as manifestações no Chile o Presidente Jair Bolsonaro criticou os protestos e os classificou como “atos terroristas”2 : “Praticamente todos os países da América do Sul tiveram problemas. O do Chile é gravíssimo. Aquilo não é manifestação, nem reivindicação. Aquilo são atos terroristas”. O Presidente, ou qualquer de seus filhos ou aliados – incluindo Deputados e Senadores, pressionou, orientou, recomendou, aconselhou ou advertiu, direta ou indiretamente, qualquer agente público para promoção de cooperação com o Governo Chileno sobre o caso?”, foi uma das perguntas feitas pela parlamentar no requerimento RIC 1300/2020. O ministério da DEFESA ainda não respondeu.
Desde o início do ano foram feitos 154 pedidos de informação ou requerimentos envolvendo o termo MILITARES. Os parlamentares do PSOL foram autores de 55, o que configura cerca de 35% do total de documentos protocolados no sentido de obter informações ou convocar uma Comissão parlamentar de Inquérito.
Cinco partidos de oposição, PT, PSOL, PSB, PSD e PDT juntos protocolaram 133 requerimentos envolvendo o termo MILITARES, o que se configura como mais de 86% da totalidade e deixa bem claro que a classe política brasileira, sobretudo a posicionada a esquerda, acredita que os militares das Forças Armadas estão intimamente ligados ao governo BOLSONARO.
Total de pedidos por partido político (o número diverge do total porque um parlamentar pode assinar como coautor de um pedido feito por outro deputado)
- PSOL – 55
- PT – 30
- DEM- 1
- CIDADANIA – 14
- NOVO- 1
- PCdoB – 2
- PDT1 – 3
- PODE – 1
- PSB- 12
- PSD – 23
- PSDB – 1
- PSL – 2
- PV- 6
- REPUBLIC – 6