Dando continuidade ao ciclo de capacitação dos agentes de segurança pública para proteção de autoridades governamentais, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar, promoveu nesta quarta-feira (10), a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional. O treinamento, de 160 horas/aula, qualificará 30 policiais militares do Ceará para atuarem de forma eficaz e eficiente na proteção de autoridades governamentais, garantindo e zelando pela integridade dos titulares do Poder Executivo Estadual e dos dignitários em visita oficial ao Estado.
A aula inaugural foi ministrada pelo tenente-coronel PM Roberto Alysson de Vasconcelos Uchôa, que falou sobre o sistema organizacional, os aspectos da profissão e debateu alguns cases envolvendo atentados de dignatários a níveis nacionais e internacionais. Segundo o palestrante, que há quinze anos atua na Casa Militar do Ceará, “esse curso tem grande valia para segurança pública, decorre de conhecimentos técnicos profissionais na área de segurança autoridade. E essas pessoas estão lá para defender a sociedade, pois quando eu exerço esse tipo de atividade, eu também estou exercendo a proteção da própria sociedade”, concluiu o oficial.
Estiveram presentes no evento, o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade; o secretário executivo da Casa Militar, coronel PM Lourival Cordeiro de Lima; o representante do Tribunal de Justiça do Ceará, tenente-coronel Benevides; o tenente-coronel PM, Roberto Alysson de Vasconcelos Uchôa; o coordenador do CSAG – nível operacional, tenente-coronel PM Daniel Nogueira Lima; além dos docentes, discentes e demais convidados.
O diretor de planejamento e gestão interna da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, delegado Nartan da Costa Andrade, destaca a importância desse treinamento para que os profissionais de segurança pública possam exercer com excelência suas atribuições na proteção de dignitários. “A Aesp sempre tem a preocupação de realizar esse curso com muita eficiência, pois é um curso extremamente relevante para a segurança pública, pois fazer a segurança de dignitário não é fácil, com isso a importância da capacitação e da qualificação. Esse curso é muito procurado pela credibilidade que ele traz para a sociedade cearense,” pontua.
Durante três semanas, os militares terão aulas teóricas e práticas de planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; tiro aplicado à segurança de dignitários; direção defensiva e evasiva; bombas e explosivos; salvamento aquático; noções de inteligência; controle de distúrbios civis, entre outros conhecimentos que irão auxiliar o agente de segurança a atuar com expertise na proteção de autoridades.
Fonte: https://www.sspds.ce.gov.br/2021/11/10/aesp-e-casa-militar-promovem-curso-operacional-voltado-para-seguranca-de-autoridades/