O Ministério da Defesa aparentemente ainda não se familiarizou muito com um sistema democrático onde à sociedade é permitido a expressão da opinião. Segundo denúncias recebidas de vários militares na reserva, nessa tarde de terça-feira censuraram comentários e tiraram “do ar!” um vídeo com fala de Braga Netto.
Em vídeo de final de ano – postado no YOUTUBE – militares das Forças Armadas fizeram dezenas de críticas contra a forma do general conduzir as Forças Armadas, mencionando principalmente mudanças na estrutura de remuneração que acabaram privilegiando os oficiais generais e deixando quem ocupa postos e graduações mais baixos com prejuízos financeiros.
Esse assunto aparentemente tem deixado o atual ministro da defesa com mais cabelos brancos. Em audiência pública recente, novamente confrontado por parlamentares, Braga Netto chegou a se descontrolar a aos gritos negou qualquer monitoramento sobre políticos com a intenção de facilitar a aprovação de lei que instituiu as melhorias salariais para os generais e algumas categorias de militares.
Pra quem acompanha assuntos militares a situação não é novidade, em 2019 o Ministério da Defesa chegou a deletar comentários e apagar o número de descurtidas de vídeo do então Ministro, general Fernando Azevedo. Após receber solicitação da Revista Sociedade Militar o ministério foi instado pela CGU a fornecer os dados censurados (Veja aqui o artigo).
Em prints feitos por militares é possível ver que o vídeo já possuía mais de 50 comentários quando foi subitamente apagado e repostado em outro link, sem nenhum comentário.
Segundo Wagner Coelho, um dos militares que comentou no vídeo antigo, deletado: ” seria cômico se não fosse trágico… será que eles não pensam que a maioria dos que comentaram não printariam … eu por exemplo prinitei… justamente pra ter essa prova da falta de capacidade de receber críticas, sabemos o quanto ele lutou pra prejudicar a nossa categoria… não é a primeira vez que acontece… eu tenho vergopnha de saber que somos comandados por pessoas desse tipo… essa máscara vai cair”
O link do vídeo apagado é esse https://www.youtube.com/watch?v=Yc4xOWFW3NY
O novo vídeo está abaixo, para assistir no YOUTUBE e inclusive expressar a opinião, o link é https://www.youtube.com/watch?v=IhshcqBuVwo