O Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, oficial general no último posto da carreira de oficiais da Aeronáutica, vai assumir a presidência do Superior Tribunal Militar de 2023 até o ano de 2025.
O oficial general tem hoje 69 anos de idade, é natural de Fortaleza (CEARÁ). Joseli é ministro no STM desde maio de 2015, após a sabatina feita pelo Senado. Seu nome foi indicado para o cargo pela então presidente Dilma Rousseff.
Joseli serviu ao presidente Lula por cerca de oito anos e depois à Dilma por quatro anos. À época jornais informaram que ele chegou a ser convidado para assumir como Ministro Chefe do GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL, mas acabou preferindo o cargo vitalício de Ministro do Superior Tribunal Militar. Como piloto contabilizou aterrissagens em 92 países e perfez cerca de 10 mil horas de voo.
Na época, ao se despedir do GSI com destino ao seu novo cargo no Superior Tribunal Militar, o oficial disse que foi um privilégio ter conhecido o lado amigo de Lula e Dilma.
“Eu tive o privilégio que poucos têm, de conhecer o lado afetivo do presidente, o lado amigo. Tanto do presidente Lula quanto da presidenta Dilma”. (Fonte EBC 09/01/2015)