Ocorreu nessa noite de terça-feira em São Paulo um encontro político importante entre várias autoridades de cúpula política paulista. Seguido de um jantar, o evento foi na restrita ala residencial do Palácio dos Bandeirantes e dele participou um militar das Forças Armadas – Fabrício Dias – vereador em mandato e pré-candidato a deputado federal.
…
A participação de Fabrício Dias (Fabrício da Aeronáutica) nesse encontro de cúpula sinaliza que as autoridades dos grandes partidos, incluindo o governador, percebem o potencial da família militar e sociedade conservadora do estado de São Paulo. O militar da reserva, que é vereador pela cidade de Guaratinguetá, tem um ótimo trânsito tanto entre militares das Forças Armadas como em meio à sociedade em geral do Vale do Paraíba.
Estiveram presentes várias lideranças políticas de destaque, como Rodrigo Garcia, governador de São Paulo, o deputado Jorge Caruso, o deputado Baleia Rossi e Ricardo Nunes, que é o prefeito da cidade de São Paulo, município com quase 9 milhões de eleitores, o maior colégio eleitoral do país.
…
Para alguns o atual vereador Fabrício Dias, enquanto pré-candidato a deputado federal pelo MDB, supre uma lacuna existente, que é a falta de um candidato conservador e militar ligado às camadas médias e de base das Forças Armadas e Forças Auxiliares, onde estão mais de 85% dos militares, aqueles que compõem de fato a linha de frente e são mais próximos da população em geral.
A pré-candidatura de Fabrício Dias a deputado federal, assim como outras pré-candidaturas ligadas a militares federais, e vista de uma forma ímpar, interessante, ela extrapola o âmbito local. Dado a mudança constante de residência do militar das Forças Armadas, o político militar é considerado um representante da categoria em qualquer lugar do país.
Ouvido pela Revista Sociedade Militar, Fabrício Dias disse que teve oportunidade de apresentar ao Governador do Estado várias demandas do município de Guaratinguetá e de outras cidades do Vale do Paraíba. E que teve a Pré-Candidatura a Deputado Federal de fato referendada pelo próprio Presidente Nacional de seu partido (MDB) deputado Federal Baleia Rossi, com quem debateu demandas dos militares das Forças Armadas naquilo que se refere aos prejuízos causados pela Lei 13954/19 e outras questões ligadas à categoria.
O vereador conta que no encontro com o Governador conseguiu ainda uma liberação de 1 milhão de reais para aplicar em saúde no município de Guaratinguetá
“a importância de um milhão de reais para o custeio de procedimentos (consultas e diagnose) da Secretaria de Saúde do município de Guaratinguetá”
Robson Augusto, Revista Sociedade Militar