Quer uma oportunidade de entrar no Exército? Este é o seu ano de sorte, pois 2023 promete ser um ano muito bom no mundo dos concursos públicos militares e deve entrar centenas de oportunidade, tanto via concurso ou sem, para você que esta aguardando uma chance de se tornar um militar.
Teremos vagas abertas para diferentes níveis de escolaridade diferentes, partindo de 15 até 41 anos. A maioria das oportunidades serão via concursos públicos, mas através do Serviço Militar Voluntário terão vagas também sem a necessidade de realizar o concurso. Confira a seguir 5 formas diferentes de você entrar no Exército Brasileiro em 2023 e não perca a oportunidade quando ela aparecer para você!
1º Escola de Sargento das Armas (ESA)
A Escola de Sargento das Armas do Exército, como o próprio nome já sugere, é a escola responsável por formar os Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro. São formados Sargentos Combatentes nas Armas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Comunicações e nas áreas de Música e Saúde.
Todos os anos são ofertadas em média 1.100 vagas e você precisa ter o ensino médio completo ou cursando 3º ano para poder participar do concurso, além de ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade para a área Geral, e possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos de idade para as áreas música e saúde.
2º Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
A AMAN é o estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro localizado no Rio de Janeiro que forma os oficiais combatentes das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência. São quatro anos de curso e o ingresso é feito exclusivamente através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) situada em Campinas, São Paulo.
3º Serviço Militar Voluntário (Sem Concurso Público)
A maioria das portas de entradas do Exército e Forças Armadas em geral exige aprovação em concurso público e os limites de idade são muito baixos, impossibilitando a maioria dos interessados de participar. Porém, existe a forma de ingresso sem concurso publico que é através do Serviço Militar Voluntário e os limites de idade são bem mais amplos.
Aqui você precisa ter mais de 18 e menos de 41 anos para participar, necessitando apenas que você tenha alguma formação técnica ou superior nas áreas de interesse do Exército, acesse este artigo sobre a modalidade de ingresso e entenda melhor.
4º Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares
Porta de entrada destinada aos candidatos formados e diplomados em cursos de engenharia nas especialidades procuradas pelo exército. No último concurso tiveram vagas para engenheiro cartógrafo, de computação, de comunicações, eletrônico, eletricista, fortificação e construção, materiais, mecânico, químico, de produção, nuclear e aeronáutico. Acesse aqui caso seja engenheiro e queira saber mais sobre.
5º Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx)
É a escola do Exército que tem a missão de formar os oficiais de carreira nas áreas de Saúde, Quadro Complementar de Oficiais e Serviço de Assistência Religiosa.
O Serviço de Saúde contempla as áreas de Medicina, Farmácia e Odontologia. O Quadro Complementar contempla Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Fisioterapia, Informática, Magistério, Psicologia, Pedagogia e Veterinária. A Assistência Religiosa contempla a formação de Capelães Católicos e Evangélicos.
Leia Também:
- O que é Reserva Pró-Ativa do Exército?
- É possível entrar nas Forças Armadas sem concurso público?
- Calendário de Concursos da Marinha para 2023