Destinado a facilitar o acesso às universidades daqueles que prestaram o Enem , totalmente gratuito e com inscrições feitas exclusivamente pela internet, o Sisu terá suas inscrições encerradas na sexta-feira, dia 24/02.
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br. Se você ainda não possui cadastro na página gov.br, clique aqui para criar sua conta e se inscrever no Sisu, usando login e senha do cadastro do site. Assim que efetuado o login, o sistema recuperará automaticamente a nota do Enem (já lançada no sistema) para validar o processo seletivo.
Ao se inscrever, o candidato escolherá até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. A alteração destas opções de cursos é possível durante durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema, incluindo as opções feitas pelo candidato.
O que é?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
Relembra-se que as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), não apenas o Sisu. O ProUni é destinado a oferecer bolsas de estudo em instituições privadas, ao passo que o Fies facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior. Atente às informações presentes no site do MEC onde são divulgados os editais para cada um desses programas.