Com mais de 24 mil vítimas fatais, o terremoto nos territórios Turco e Sírio assolaram os dois países e trouxeram a desestabilidade aos países que já passavam por crises. Em meio a esse caos, o governo brasileiro, com o auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu embarcar 17 cidadãos que estavam em estado de risco. Entre os repatriados há cidadãos brasileiros (9), turcos (2), sírios (3), colombianos (2) e um egípcio.
A situação ainda é gravíssima nas cidades turcas e sírias atingidas pelo terremoto no último dia 6. Hospitais estão sobrecarregados, vítimas ainda não foram retiradas dos escombros e há a possibilidade de um aumento assustador no número de mortos.
A aeronave também deixou em solo turco uma equipe de ajuda humanitária. Segundo os militares, a ajuda tem previsão de permanência de duas semanas, contando com equipe médica, cães e um time de resgate.
A previsão de duração da viagem com destino ao Brasil é de 14 horas, com chegada estimada para o domingo, 12 de fevereiro, durante a madrugada.