Mesmo após anos de polarização e influência política a Força Aérea vem cumprindo seus deveres constitucionais de dar apoio de transporte e logístico quando se faz necessário. Além das operações de ajuda humanitária pelo desastre no litoral de São Paulo, continua atuando em Roraima nas missões para auxílio aos índios yanomami.
Atendendo à solicitação do Ministério da Saúde, em prover o apoio de transporte dos indígenas em alta médica do Polo de Surucucu, em Roraima (RR), para sua aldeia de residência, que o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) empregou, durante a segunda-feira (20/02) de Carnaval, seus meios para o cumprimento desta missão.
Mais de 40 indígenas, entre crianças e adultos, afetados pela crise sanitária registrada junto às populações em Terra Yanomami embarcaram no helicóptero H-60L Black Hawk, pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV).
Fonte: www.fab.mil.br
A Operação Yanomami foi criada através do decreto Decreto nº 11.384 instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami e através da Portaria GM-MD nº 710, foi aprovada a Diretriz Ministerial que orienta o apoio das Forças Armadas para as ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami. O documento ativou o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) para atuar na área do estado de Roraima e na porção do estado do Amazonas.
As Forças Armadas atuam com militares do Exército, Marinha e Aeronáutica e nas palavras do Comandante do Cmdo Op Cj Amz, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto “Esta é uma missão muito gratificante, por retornar os indígenas às suas aldeias. Além disso, mantemos o foco na missão, em duas premissas básicas da Operação Yanomami, que são as ajudas humanitárias e o combate ao garimpo ilegal com ações específicas de controle do espaço aéreo e, também, apoio a Policiai Federal e Ibama, órgãos do governo responsáveis pela parte de Polícia Judiciária e Administrativa dentro dessa Operação”.
Estão sendo utilizadas as aeronaves A-29, E-99, R-99, C-98 Caravan, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, da Aéronáutica; o HM-2 e HM-4 do Exército; e o UH-15 Super Cougar da Marinha.
Fonte: www.fab.mil.br