Na última sexta-feira o Ministério da Defesa baixou uma Portaria que orienta o “apoio das Forças Armadas para as ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami”.
Reativa-se, então, o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) “para atuar na área do Estado de Roraima e na porção do Estado do Amazonas incluído na Terra Indígena Yanomami tendo como Comandante o Major Brigadeiro Raimundo Nogueira Lopes Neto”, diz a Portaria.
A nova ação do Ministério da Defesa, em apoio às comunidades indígenas yanomamis, traz uma novidade, pois é a primeira vez que a Força Aérea Brasileira chefia um Comando Conjunto dessa natureza.
Após quase uma quinzena de atividade da operação conjunta, os militares da FAB que fazem parte da Operação fizeram já mais de seiscentos atendimentos médicos, fizeram o transporte de cerca de setenta e seis toneladas de alimentos e medicamentos, liberaram cerca de quatro mil cestas básicas e kits de alimentação. Fora isso, foram mais de trezentas e quarenta horas de voo em apoio à ação e estabelecidas trinta e sete evacuações aeromédicas.
Fonte: Diário Oficial da União