Apesar de seu posicionamento contrário ao incessante ataque Russo à Ucrânia, o presidente Lula negou o envio de munições para tanques do tipo Leopard-2, conforme sugerido pelo governo alemão. As munições chegariam à Ucrânia após passarem pela Alemanha.
Por várias vezes o presidente e membros de outros países como a própria Alemanha, França e EUA têm se mostrado favoráveis à criação de um grupo de conciliação entre os países em conflito. Lula também se justificou em sua negativa ao envio de munições dizendo que “se eu mandar (munição), eu entrei na guerra”.
Além da Alemanha, vários outros países enviaram tanques em apoio às tropas da Ucrânia. Para o envio dos tanques Leopard 2 é necessária a autorização da Alemanha, fabricante dos mesmos.
Apesar do discurso favorável ao fim da guerra por parte de vários governos, o fato é que somente as duas nações poderão dar o veredito final sobre o término do conflito que gerou números que oscilam entre 200 mil e 340 mil mortos, inclusive um número assustador de 30 mil civis. Cabe lembrar que diariamente novas mortes acontecem, enquanto o mundo pouco faz para encerrar essa guerra sem sentido.