Uma excelente ação, destinada a diminuir os erros em declarações do Imposto de Renda, sobretudo no lançamento dos dados bancários e também em agilizar o prazo de restituição do valor que o contribuinte tem direito, foi anunciada hoje, 27/02. Quem optar pela restituição do IR via Pix terá prioridade no recebimento dos valores.
O contribuinte do Imposto de Renda 2023 que se valer da declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, chave CPF (única permitida), terá prioridade no recebimento do valor, após aqueles contribuintes já priorizados conforme previsto em lei: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Atentem que não serão aceitas chaves Pix tais como email, celular ou outras, sendo válida apenas a chave CPF.
As restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas:
- 31/5 – Primeiro lote
- 30/6 – Segundo lote
- 31/7 – Terceiro lote
- 31/8 – Quarto lote
- 29/9 – Quinto e último lote
Outra notícia positiva ao contribuinte foi a informação de que aqueles que enviarem a declaração de IR renda até 10 de maio têm maior probabilidade de receber os valores nos primeiros lotes, mesmo não tendo optado pela restituição via Pix.
A consulta à restituição pode ser realizada na página da Receita Federal na Internet e nos aplicativos oficiais da instituição. O prazo para a entrega da declaração vai de 15 de março a 31 de maio.