Na quarta-feira (14/03), o site do Ministério da Defesa noticiou que o Ministério está em busca de expandir seu mercado de defesa para o Japão.
A iniciativa é capitaneada pela comitiva da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), que participou da Defense and Security Equipment International (DSEI), entre 15 e 17 de março, no Japão.
Trata-se de uma feira internacional que “promove mostras, palestras e reuniões bilaterais sobre o setor de defesa e segurança”.
O objetivo é levar a qualidade dos serviços de defesa do Brasil para o mundo e, claro, atrair investimentos.
Programação
A comitiva brasileira conheceu a Acquisition, Technology & Logistics Agency (ATLA), equivalente à SEPROD (Secretaria de Produtos de Defesa) no Japão, a fim de estar a par dos principais projetos, bem como as áreas de atuação em defesa no Japão.
O Brasil, por sua vez, apresentou os Projetos Estratégicos de Defesa (PED) mais relevantes.
Míssil coreano de longo alcance cai no mar do Japão
A aproximação entre Brasil e Japão, em vista de interesses em comum na área da Defesa, vem em boa hora. Recentemente, o país asiático vem sendo alvo de “equívocos bélicos” por parte da Coreia do Norte.
Em 3 de outubro de 2022, o portal G1 noticiou a confirmação do governo japonês de que a Coreia do Norte lançou míssil por cima do território japonês, caindo, o projétil, no Oceano.
Em 18 de fevereiro de 2023, a CNN Brasil noticia que “A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de longo alcance no mar na costa oeste do Japão neste sábado (18), depois que Pyongyang alertou sobre uma forte resposta aos próximos exercícios militares EUA/Coreia do Sul”.
O governo japonês afirma que o míssil norte-coreno poderia ter caído na zona econômica do Japão, provocando um caos econômico e instabilidade política.
O que é a Defense and Security Equipment International?
A Defense and Security Equipment International (DSEI) é uma feira bienal de equipamentos de defesa e segurança realizada em Londres, Reino Unido. O evento atrai milhares de expositores e visitantes de todo o mundo, incluindo militares, funcionários do governo e representantes da indústria.
A edição deste ano é apenas a segunda edição da DSEI e espera contar, aproximadamente, com 200 expositores oriundos de 15 países e cerca de 10 mil visitantes de todo o mundo.
A feira apresentará sistemas e tecnologias de ponta, além de uma gama de empresas internacionais. Os visitantes poderão participar de conferências, seminários e reuniões bilaterais, compartilhando experiências com integrantes da indústria, governo, academia e militares.
O que esperar do evento?
O evento DSEI apresenta uma ampla gama de equipamentos e tecnologias relacionadas à defesa e segurança, incluindo veículos militares, sistemas de armas, eletrônicos e equipamentos de comunicação. O evento também conta com uma série de conferências e seminários sobre diversos temas relacionados à defesa e segurança.
A DSEI é considerada uma das maiores exposições de defesa e segurança do mundo e oferece uma oportunidade para os expositores mostrarem seus produtos e serviços mais recentes, bem como para fazer contatos com clientes e parceiros em potencial.
Preocupação ideológica com o evento
O evento também enfrentou críticas de alguns grupos que levantaram preocupações sobre a promoção da venda de armas e o potencial impacto em conflitos e instabilidade globais.
Fonte: site do Ministério da Defesa