Um vídeo viralizou ao mostrar vários automóveis cobertos com o que muitos afirmam ser “vermes” ou “lagartas”. Imediatamente diversos sites divulgaram, de forma sensacionalista, a notícia, inclusive citando teorias mirabolantes e até um prenúncio “apocalíptico”. Chegaram a afirmar que o governo chinês pediu aos cidadãos de Pequim, área atingida, que usassem guarda-chuva para proteção. Mas a provável verdade é bem menos assustadora e impactante…
A principal hipótese, já que as autoridades chinesas não se manifestaram até o momento, diz que os “vermes” são apenas flores de choupo, cujo formato é bem parecido com lagartas. Essa hipótese é reforçada ao vermos no vídeo viral que não há movimento dos vermes/lagartas.
@algoquevertv Se confirma el suceso con fecha modificada. Caen lombrices en China. (28.02.2023). #Rain #Worms #zabedrosky #phenomenon
Mas, independentemente do que sejam, o fato é que a viralização desse vídeo serve para acender mais uma luz de alerta no tocante às informações veiculadas não somente na web, mas em grandes jornais e revistas (G1, Jovem Pan, UOL, etc).
A disseminação de uma notícia desse tipo – aparentemente simples – tem o potencial de despertar, nos indivíduos mais apressados e menos preocupados em apurar a verdade por trás da informação, o sentimento de raiva, o medo e até ampliar o “ranço” que alguns sentem pela China, sobretudo após o evento da pandemia. Ainda há desconfiança por parte de centenas de milhares de pessoas após as infindáveis teses sobre o surgimento do vírus. Logo, uma notícia de um sinal do “apocalipse” começando na China não é algo bom para o país asiático.
A citada flor de choupo é oriunda de uma árvore chamada Álamo ou simplesmente Choupo. Atentem, ainda, para o fato de que o vídeo não tem data específica ou autor, o que reduz sua credibilidade, já que pode ser atual ou mais antigo, porém apenas divulgado recentemente (28/02/23).