O Exército Brasileiro está recebendo um novo contingente de recrutas em todo o país, marcando uma data importante na vida de cada um deles. O comandante do Exército, em uma mensagem especial publicada em 28 de fevereiro, destacou que servir à Pátria é a mais sublime demonstração de amor à terra onde nascemos e que os novos recrutas passaram por um processo seletivo criterioso, que selecionou jovens de todos os segmentos da sociedade brasileira.
Nas palavras do Comandante, o Exército é uma instituição de Estado, apolítica e apartidária, que se sustenta em dois pilares sagrados: a Hierarquia e a Disciplina.
“Saibam também que o Exército, instituição de Estado, apolítica e apartidária na qual os senhores ingressam a partir de hoje, sustenta-se em dois pilares sagrados: a Hierarquia e a Disciplina. Seus homens e suas mulheres dedicam-se, em tempo integral, à Nação, inspirados pelo sentimento que deve brotar em cada um dos seus corações, o sentimento de servir!”, disse.
Durante a permanência no quartel, os jovens recrutas terão a oportunidade de reforçar os valores aprendidos em casa e de agregar outros valores fundamentais, como o patriotismo, o civismo, a fé na missão do Exército, o amor à profissão militar, o espírito de corpo, a camaradagem e o constante aprimoramento técnico profissional.
O comandante do Exército ainda ressaltou que a jornada que começa agora será desafiadora e repleta de aprendizado, mas que os novos soldados podem contar com o respeito, a dignidade, a honestidade de propósitos e a honra que são atributos fundamentais no Exército Brasileiro.
“Nesta instituição, hão de encontrar provações físicas, além de trabalho árduo e exigências exaustivas. Porém, antes, encontrarão o respeito, a dignidade, a honestidade de propósitos e a honra, atributos que forjam a certeza de que ninguém, individualmente, pode ser maior que a coletividade.”
Eles devem confiar em seus superiores e pares, manter a fé e lembrar que o sentimento do dever servirá de base para a manutenção do moral elevado.
“Por isso, não esmoreçam ante o desconhecido e confiem em seus superiores e pares, pois eles também depositarão toda confiança em suas ações. Mantenham a fé e, nas horas difíceis, lembrem-se de que o ânimo forte tudo supera! O sentimento do dever servirá de base para a manutenção do moral elevado!”
“Por fim, preparem-se para uma jornada muito desafiadora e de bastante aprendizado, tendo por farol o que nos ensinou Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar: “sem ideal, não há nobreza de alma; sem nobreza de alma, não há interesse; sem interesse, não há coesão; sem coesão, não há Pátria”.