Mais de 50 mil jovens brasileiros começaram esta semana o serviço militar inicial, sendo incorporados em 657 unidades militares do Exército em todo o país. Esse processo marca o fim de um rigoroso recrutamento que envolve convocação, alistamento, seleção geral e complementar. Dos 1,5 milhão de alistados em 2022, 55 mil foram selecionados, com 51 mil iniciando o serviço agora e os outros 4 mil em agosto.
Durante o ano de serviço, os jovens adquirem noções de hierarquia, disciplina, civismo e outros valores relacionados à vida militar. Para muitos, como Yuri de Medeiros Borges, que começou no 2° Batalhão de Infantaria de Selva em Belém, a entrada no Exército é a realização de um sonho de infância.
“Por um tempo, esse sonho passou longe do meu pensamento, porque eu tinha outros planos para minha vida, mas nunca o tirei da mente. Quando vi a página do alistamento militar no site do Exército, esse sonho reacendeu e fui atrás dele”, falou ao Exército.
Os 12 meses de serviço militar inicial também são uma oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades que serão úteis em suas vidas pessoais e profissionais. O Soldado Soares, que serviu na 5ª Companhia de Polícia do Exército em Curitiba, destacou a importância do aprendizado adquirido durante o período de serviço.
“Eu diria para quem está na idade de entrar no Exército que entre mesmo, porque só se aprende coisas boas lá dentro. Coisas que nos incentivam até na vida profissional”, disse ao Exército.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
DE FORMA INÉDITA, COMANDANTE SE DIRIGE A TROPA
O General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva fez a declaração por videoconferência para toda a tropa do Exército Brasileiro. Em sua fala ele pontuou a importância da coletividade, disciplina e hierarquia para os novos ingressantes. Segue algumas de suas falas:
“Hierarquia e disciplina são os pilares da Instituição. O certo é certo sempre. Isso não é negociável”. Com essas palavras, o Comandante do Exército enfatizou alguns dos valores que devem ser ensinados aos mais de 50 mil jovens que ingressaram na Força para o serviço militar inicial.
“Ninguém individualmente é maior que a coletividade que a gente representa”
O general ainda afirmou que: “o Exército não é reconhecido pelo Comandante e sim pelo soldado”
O comandante finalizou a videoconferência desejando a todos um ótimo ano de instrução e afirmando que foi uma satisfação poder falar com toda a tropa ao mesmo tempo.