Em Portaria editada no dia 24/01, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, concedeu a medalha da Ordem do Mérito Militar ao senhor Carlos Roberto Pinto Monteiro. Pinto Monteiro é presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FUNCEB) e, além da medalha, foi admitido no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar no Grau de Cavaleiro.
O que é a FUNCEB?
De acordo com o site do Exército, a Fundação Cultural Exército Brasileiro é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade desenvolver ações relacionadas a atividades de natureza cultural, desportiva, educacional, de comunicação social, de preservação do meio ambiente e de assistência social, especialmente as desenvolvidas pelo Exército Brasileiro.
Em outras palavras, sua missão principal é facilitar à sociedade brasileira o acesso ao acervo cultural e patrimonial do Exército brasileiro disseminado por todo o território nacional.
Esse patrimônio pode ser representado por inúmeros fortes, fortalezas, sítios históricos, bibliotecas, documentos, museus, monumentos, armas, equipamentos e obras de arte, constituindo referência de grande importância para a história da sociedade brasileira.
A FUNCEB tem, portanto, o objetivo “promover o inter-relacionamento entre militares, suas famílias e os diferentes segmentos da sociedade em geral por intermédio de projetos e atividades cívicas e culturais”. Isto em uma sociedade, como a brasileira, em que os militares ainda vivem o estigma dos anos 60.
O que é a Ordem do Mérito Militar?
Criada durante o governo de Getúlio Vargas, a Ordem do Mérito Militar é uma condecoração que visa a homenagear e premiar militares, civis e instituições, nacionais ou estrangeiras, que, com o seu serviço, tenham realizado feitos relevantes ao país, principalmente ao Exército Brasileiro.
A pessoa condecorada recebe uma medalha composta de cruz florada branca
O presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FUNCEB), o senhor Carlos Roberto Pinto Monteiro, foi agraciado com o grau de Cavaleiro outorgado pelo Presidente da República, que é quem pode conceder-lhe.