Operativo desde maio de 2012, o Alpha Crucis foi adquirido através do Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU), modalidade do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa de São Paulo. A embarcação é o destaque na área de pesquisa oceanográfica do país e tem seu nome oriundo da estrela mais brilhante da constelação do Cruzeiro do Sul.
Ao final da matéria há um vídeo com detalhamentos e uma visão mais ampla da embarcação e das tecnologias nela disponíveis.
Com 64 metros de comprimento e 11 metros de largura, o navio opera com uma tripulação de 19 pessoas e 21 pesquisadores e tem capacidade para deslocar 972 toneladas. Além disso, está equipado com instrumentos de pesquisa e de navegação de ponta. Também tem autonomia de até 70 dias de viagens transoceânicas, aproximadamente 60 dias a mais que seu antecessor.
A embarcação poderá ser solicitada por pesquisadores de projetos e programas de pesquisa financiados pela Fapesp (EMU) e de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
Solicitação para Uso das Embarcações
Para serem utilizadas, o pesquisador previamente cadastrado no website do IOUSP deve preencher o formulário de Solicitação de Reserva de Embarcações, com antecedência mínima de 45 dias em relação a data pretendida de uso.