O atual conselheiro oficial e antigo vice-ministro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia em Kiev, Anton Gerashchenko, acusou Putin de enviar um sósia para visitar Mariupol, cidade ocupada pelas forças russas.
Anton Gerashchenko postou três imagens enfatizando o desenho do queixo de Putin, insinuando que as recentes fotos divulgadas do presidente russo não pertenceriam ao mesmo homem. Na postagem, o conselheiro ironizou: “O que há com seu queixo, Putin?”. Em seguida, Anton Gerashchenko questiona qual dos três seria o verdadeiro.
Uma das fotos mostra o presidente russo a exatamente um mês atrás, em um discurso para a Assembleia Federal em Moscou. Na imagem ele parece mais magro e com um queixo mais proeminente. Na segunda foto, tirada dia 18 de março durante visita de Putin ao porto naval de Sevastopol, na Crimeia, seu queixo parece mais retraido. Na terceira, Vladmir Putin aparece em visita a cidade de Mariupol, que foi palco de terríveis batalhas no ano passado. Na foto, o desenho do seu queixo parecem ser diferentes das duas primeiras imagens.
Nos últimos meses, repetidas repetidas alegações de que Putin usa dublês em algumas de suas viagens fora da cidade de Moscou ganharam força. Especula-se que o líder russo também usaria sósias em eventos onde há muitas pessoas em volta, ou ainda, locais onde haveriam potenciais riscos à sua segurança.
Segundo o jornal Daily Mail, o canal Telegram General SVR teria insistido que Putin não esteve recentemente nem em Sevastopol, nem Mariupol nos dias 18 e 19 desse mês. “A declaração do Kremlin de que Vladimir Putin visitou a Crimeia e Mariupol NÃO é verdadeira”, teria dito o canal, que alega ter fontes privilegiadas.