Na tarde desta terça-feira (21/03), o Comandante Henrique Cesar Loyola, do 2º GAC Regimento Deodoro, reuniu-se com o prefeito da cidade de Itu, Guilherme Gazzola, o e secretário municipal de emprego e renda, Olavo Volpato, para acertar detalhes da realização do Projeto Soldado Cidadão na região.
A iniciativa do 2º GAC Regimento Deodoro é promovida em parceria com o Sebrae. Por meio do projeto, 270 recrutas terão a oportunidade de aprender mais sobre capacitação técnica, visão empreendedora e conceitos de gestão empresarial.
O encontro contou ainda com a presença do coordenador do Sebrae Itu, João Januário.
O Projeto Soldado-Cidadão visa fornecer uma qualificação profissional aos militares das Forças Armadas. Através da iniciativa, os recrutas podem aprimorar suas habilidades durante o serviço dentro da base militar, tornando-se mais aptos para integrarem o mercado de trabalho. Ao terminarem seu tempo de serviço militar, os jovens contemplados estarão mais competitivos e poderão concorrer por vagas no mercado em melhores condições.
As primeiras ações do projeto serão realizadas já no mês de abril. De início, serão feitas duas palestras de empreendedorismo para jovens e, posteriormente, uma série de cursos profissionalizantes voltados para as mais diversas áreas.
Mais de 20 anos de projeto
A iniciativa começo no ano de 2002, ainda com o nome de “Projeto Qualificação de Mão-de-Obra”, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito federal e outros sete estados brasileiros. Em agosto de 2004, o Governo Federal lançou o projeto já com o nome atual, “Projeto Soldado-Cidadão” (PSC), inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. A partir desse ano, adquiriu projeção nacional, abrangendo todas as unidades da federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área.
Há diversas capacitações e cursos dentro do projeto, abrangendo desde cursos para operação de cargas pesadas, especializações na área de saúde, e até de garçons.
Desde o seu início, o PSC já capacitou mais de 227.000 jovens, dos quais cerca de 70% encontraram colocação no mercado de trabalho.