Parlamento turco votou de forma unânime a favor da filiação da Finlândia nesta quinta-feira (30), retirando o último obstáculo no processo de ascensão do país na principal aliança militar ocidental.
Todos os 30 Estados-membros da aliança aprovaram a adesão da Finlândia no bloco militar.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que seu país iniciará o processo de ratificação da adesão da Finlândia à OTAN. O anúncio encerra uma espera de quase 10 meses para a Finlândia se juntar à aliança, já que Erdogan adiou uma decisão sobre o assunto.
“A OTAN ficará mais forte com a adesão da Finlândia e, assim, acredito, desempenhará um papel ativo na manutenção da segurança e estabilidade globais“, disse Erdogan na sexta-feira em uma coletiva de imprensa conjunta em Ancara com o presidente finlandês Sauli Ninnistö.
Em nota após a votação, o presidente finlandês Sauli Niinisto disse que seu país está “pronto para se juntar à Otan”.
“Todos os 30 membros ratificaram a filiação da Finlândia. Eu quero agradecer a cada um dos membros por sua confiança e apoio”, escreveu. “A Finlândia será um aliado forte e capacitado, comprometido com a segurança da aliança.”
“Estamos ansiosos para receber a Suécia conosco o mais cedo possível”, acrescentou o líder finlandês.
O Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, também exaltou a decisão. “Eu aceito o voto da Grande Assembleia Nacional da Turquia para completar a ratificação da ascensão da Finlândia. Isso fará toda a família Otan mais forte e mais segura”, disse Stoltenberg usando o Twitter.
Após a invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro do ano passado, a Suécia e Finlândia romperam o histórico de não-alinhamento militar ao solicitar uma adesão conjunta à Otan.
A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 810 milhas com a Rússia, permaneceu neutra por anos. Mas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, o apoio à adesão à OTAN dentro do país escandinavo aumentou dramaticamente.
Em um comunicado, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse: “Os Estados Unidos dão as boas-vindas ao anúncio do presidente Erdogan de que enviará os protocolos de adesão da Finlândia à OTAN ao Parlamento turco e aguarda a conclusão imediata desse processo. Encorajamos a Turquia a ratificar rapidamente o acordo da Suécia aos protocolos de adesão também.”