Antes mesmo de terminar, a Segunda Guerra Mundial já era constantemente abordada por cineastas do mundo inteiro. Esse tema ora sensível e comovente, ora brutal e chocante, vem atravessando o tempo e tocando profundamente gerações e gerações de pessoas que são fascinadas pelos eventos que aconteceram naquele período de tempo sombrio e cinzento.
Em todo o mundo, estúdios de produção não cessam de nos brindar com as incríveis histórias desse período monumental e assustador da história. Muitas dessas produções criaram resultados épicos e, não surpreendente, levaram muitos prêmios, incluindo, diversos Oscares de Melhor Filme.
Pensando nisso, a Revista Sociedade Militar separou alguns dos melhores filmes da Segunda Guerra Mundial já feitos! Produções incrivéis, épicas, que fizeram a audiência vibrar e se emocionar ao longo dos últimos oitenta anos!
Garantimos: cada um desses filmes é absolutamente imperdível.
Embarque conosco nessa aventura pela história!
10 – Os Doze Condenados (The Dirty Dozen)
Nosso décimo colocado foi inspirado pela história real de uma equipe de especialistas em demolição da lendária 101ª Divisão Aerotransportada. Os Doze Condenados, de 1967, é um filme de tirar o fôlego, tendo recebido quatro indicações ao Oscar.
O elenco de peso, com o imortal Charles Bronson, é um tributo fiel a Segunda Guerra Mundial e não é por menos: muitos dos atores e figurantes, incluindo o próprio Bronson, serviram de verdade durante o conflito.
O filme custou pouco mais de 5 milhões de dólares, na época, mas lucrou quase dez vezes esse valor, o que é uma confirmação da qualidade excepcional do longa. Um filme atemporal, que junta arte do mais alto nível com reflexões profundas sobre a guerra e a humanidade como um todo.
9) O Jogo da Imitação (The Imitation Game)
O Jogo da Imitação, de 2014, recria com maestria uma das melhores horas da Grã-Bretanha. O filme retrata a história real de Alan Turing, um herói da Segunda Guerra Mundial que fez talvez mais do que qualquer outro indivíduo para derrotar Hitler: decifrou os códigos secretos nazistas.
Turing provou ser uma das nossas maiores mentes da história e seus feitos durante a Segunda Guerra Mundial e além são descritos de maneira fenomenal no longa. Com um roteiro incrível e atuações brilhantes, O Jogo da Imitação é uma comovente homenagem a este herói e martir quase esquecido na história.
8 – A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai)
Considerado um dos maiores filmes de todos os tempos pela crítica especializada, o épico drama de guerra A Ponte do Rio Kwai, de 1957, conta a angustiante história de um grupo de prisioneiros de guerra britânicos que são forçados pelos japoneses a construir uma ferrovia na Birmânia. O longa oferece um relato ficcional da construção de uma ponte ferroviária da vida real por uma força de trabalho de 60.000 prisioneiros de guerra aliados.
“Não pode haver dúvida sobre a grandeza deste filme penetrante e marcante; sem dúvida, aqui está o melhor e, muito provavelmente, o mais honesto, drama anti-guerra já feito.”, escreveu o Philadelphia Inquirer na época.
7 – Casablanca
O drama romântico Casablanca, de 1942, permanece com sua popularidade em alta, mesmo tendo sido lançado há mais de oitenta anos. Humphrey Bogart, em um de seus papéis mais famosos, interpreta um expatriado astuto que deve escolher entre o amor de uma mulher, interpretada pela genial Ingrid Bergman, ou ajudar seu marido líder da resistência a escapar de um Marrocos ocupado pelos nazistas.
Este clássico filme de Hollywood é considerado por muitos um dos melhores já feitos e para aqueles que apreciam produções da chamada “era de ouro” de Hollywood é, sem dúvida, imperdível.
6 – A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang / The Downfall)
A Queda! As Últimas Horas de Hitler, filme alemão de 2004, detalha os últimos dias de Adolf Hitler em um bunker de Berlim enquanto os soviéticos sitiavam a cidade. O filme é baseado em dois livros dos quais um deles, Until the Final Hour, foi escrito por uma das secretárias pessoais do próprio Führer, Traudl Junge.
Polêmico na época do lançamento por supostamente “humanizar Hitler”, o longa, no entanto, recebeu críticas positivas e uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A interpretação de Bruno Ganz, no papel do Führer, é sublime, pra dizer o mínimo. Vale muito a pena conferir este drama que é, de fato, um olhar bastante íntimo sobre o colapso físico e mental de um dos piores monstros da história.
5 – O Pianista (The Pianist)
O drama biográfico O Pianista, de 2002, é baseado nas memórias do pianista e compositor judeu-polonês Władysław Szpilman. O filme retrata suas lutas para sobreviver à destruição do gueto de Varsóvia na Segunda Guerra Mundial.
O incrivelmente talentoso Adrien Brody interpreta Szpilman de forma excepcional. Não à toa, levou o Oscar de Melhor Ator. Brody fez um trabalho de mestre, chegando a perder 30 quilos para encarnar com profundidade o músico que passou dois anos vivendo às escondidas para não ser capturado pelos nazistas.
4 – Até o Último Homem (Hacksaw Ridge)
Inspirado em fatos reais, Até o Último Homem, de 2016, enfoca as experiências da Segunda Guerra Mundial do médico de combate Desmond Doss que, como cristão adventista do sétimo dia, recusa-se a usar ou portar uma arma de fogo. O filme é baseado no documentário de 2004 “The Conscientious Objector”. Depois de inicialmente recusar o projeto duas vezes, (ninguém menos do que) Mel Gibson finalmente concordou em dirigir o longa.
Andrew Garfield, no papel do soldado Doss, disse que, ao ler o roteiro pela primeira vez, chorou copiosamente. O ator passou um ano estudando para ser um padre jesuíta em preparação para o papel, além de ter perdido cerca de 20 quilos. O drama indicado ao Oscar conquistou aclamação universal após seu lançamento, ganhando elogios tanto pela direção de Gibson quanto pela performance comovente de Garfield.
3 – Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)
O premiadíssimo diretor Quentin Tarantino escreveu e dirigiu o imperdível Bastardos Inglórios, de 2009, contando uma história alternativa sobre a Segunda Guerra Mundial. O diretor passou mais de uma década criando o roteiro, que considerou sua obra-prima e seu melhor trabalho (à época, ao menos).
Christoph Waltz, no papel do cruel Hans Landa, fez uma performance impecável e, para a surpresa de ninguém, ganhou o Oscar. O implacável Hans Landa é uma dessas personagens que a audiência ama odiá-lo, ou vice-versa. Com um elenco adicional de peso, como Brad Pitt, Diane Kruger e Michael Fassbender, não é de se admirar que o filme tenha sido um tremendo sucesso de bilheteria.
2 – A Lista de Schindler (Schindler’s List)
O renomado Steven Spielberg dirigiu o longa A Lista de Schindler, de 1993, contando a história real do industrial alemão Oskar Schindler, que ajudou a salvar mais de mil refugiados judeus poloneses do Holocausto.
Pouco há a se dizer sobre esta jóia, a não ser que o leitor precisa parar tudo o que está fazendo e ir assistí-la o quanto antes. Não é exagero dizer que Spielberg nasceu para dirigir este filme. Através de sua visão, A Lista de Schindler traz brilhantemente um capítulo terrível da história de volta à vida, de forma nua e crua.
1) O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)
Steven Spielberg tem realmente talento para retratar a Segunda Guerra Mundial de forma épica. Dirigido pelo diretor, O Resgate do Soldado Ryan, de 1998, se passa durante a invasão da Normandia e segue um grupo de soldados americanos através da França. Seu objetivo? Ir atrás das linhas inimigas para resgatar um pára-quedista cujos irmãos foram mortos em combate. O emocionante filme é estrelado por uma miríade de protagonistas distintos, incluindo Tom Hanks, Edward Burns e Matt Damon.
“Acho que a Segunda Guerra Mundial é o evento mais significativo dos últimos 100 anos”, disse Spielberg sobre sua paixão pelo tema. O vencedor do Oscar como melhor diretor em O Resgate do Soldado Ryan é frequentemente citado como um dos mais influentes diretores no gênero de filme de guerra e ação, e é creditado por renovar o interesse da mídia na Segunda Guerra Mundial.
Gosta de filmes? Não se esqueça de conhecer nossas outras listas:
Quase 10 filmes sobre a Guerra do Vietnã que você precisa assistir
10 filmes indispensáveis sobre a Primeira Guerra Mundial, a guerra das trincheiras