O Soyuz-2 é um lançador de carga útil médio russo que foi colocado em serviço da ESA em outubro de 2011. A ESA celebrou uma joint venture de 340 milhões de euros com a Agência Espacial Federal Russa sobre o uso do lançador Soyuz. Segundo o acordo, a agência russa fabrica peças de foguetes Soyuz para a ESA, que são enviadas para a Guiana Francesa para montagem.
A ESA se beneficia porque ganha um lançador de carga útil média, complementando a sua frota e economizando nos custos de desenvolvimento. A Rússia se beneficia por ter acesso ao local de lançamento de Kourou.
Devido à sua proximidade com a linha do equador, o lançamento de Kourou em vez de Baikonur na Rússia quase duplica a carga útil da Soyuz para 3,0 toneladas contra 1,7 toneladas.
A Soyuz foi lançada pela primeira vez de Kourou em 21 de outubro de 2011 e colocou com sucesso dois satélites Galileo em órbita.
Após um adiamento de 24 horas, a ESA lançou nesta sexta-feira, 14, a espaçonave em direção a Júpiter e três de suas luas geladas – Ganimedes, Europa e Calisto. O foguete Ariane 5, que carregava a sonda Juice, decolou como previsto às 9h14, do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa.
A revista Veja publicou na sexta-feira, 14, que houve um ´´adiamento do lançamento na quinta-feira que foi causado pela possibilidade de relâmpagos na região de Kourou. O processo foi retomado pela equipe da ESA nesta sexta. Após o êxito na nova tentativa, o executivo-chefe da Arianespace, Stephane Israel, disse que foi “um lançamento absolutamente perfeito”´.
Mas houve alguns minutos tensos depois, enquanto os controladores esperavam por sinais da espaçonave quase uma hora após o início do voo. Quando o contato foi confirmado, Bruno Sousa, da ESA, declarou do Controle da Missão na Alemanha: “A espaçonave está viva!”
O explorador robótico Juice levará oito anos para chegar a Júpiter.
Stéphane Israël, CEO da Arianespace, disse: “A Arianespace está honrada por ter sido confiada a este lançamento, a primeira missão europeia a Júpiter, e por desempenhar um papel na expansão de nossa compreensão do sistema solar e das condições necessárias para o surgimento da vida. Na preparação para esta missão, trabalhamos de mãos dadas com a ESA, Airbus Defence and Space, ArianeGroup e a agência espacial francesa CNES. Aproveito esta oportunidade para agradecer a todas as equipes que nos deram tanto por 10 anos para nos trazer o resultado de sucesso de hoje. E boa sorte ao JUICE para a incrível jornada que está prestes a embarcar!”, conforme publicado no site da Aeroflap em 14/04 passado.