Conquistar a vaga dos sonhos dentro das Forças Armadas exige empenho, muita dedicação e uma alta dose de disciplina.
Os concursos são muito competitivos, por isso estar preparado é o que vai determinar (ou não) o seu sucesso.
Além de estudar a parte teórica das disciplinas exigidas no edital, os candidatos também precisam se preparar fisicamente para as exigências de cada cargo.
Mas não é nada para se desesperar. A seguir listamos as principais dicas que vão te auxiliar nesse processo, acompanhe:
Leia e conheça a fundo o edital do concurso
Conhecer o edital é o primeiro passo para se preparar para qualquer concurso militar. É no edital que você vai encontrar todas as informações relevantes sobre o certame, incluindo as disciplinas que serão cobradas no exame, a estrutura da prova e os requisitos físicos que serão exigidos nas etapas seguintes.
Portanto, deixe a preguiça de um lado e dedique-se um tempo para ler e reler o edital quantas vezes for necessário.
Faça um planejamento de estudos
O próximo passo é planejar os estudos. Você pode usar uma agenda, um planner, um caderninho simples ou até mesmo aplicativos no celular.
O importante mesmo é ter um plano de estudo estruturado, bem embasado e organizado para garantir que todas as disciplinas serão estudadas de forma eficiente e abrangente.
Outra coisa importante é saber organizar o tempo de estudo. Para isso, o mais recomendável é dedicar um tempo maior para as disciplinas que você tem mais dificuldades e, também, para aquelas que possuem maior peso na nota final.
Faça resumos e revisões
Crie o hábito de fazer resumos das matérias que estão sendo estudadas. Essa é uma técnica muito útil para ajudar a fixar o conteúdo na memória.
Mas não adianta nada fazer os resumos se você não lê-los regularmente. Por isso, também é importante revisar os resumos e as anotações para manter o conhecimento fresco na memória e evitar os temíveis esquecimentos.
Estude com provas anteriores e simulados
Busque por provas anteriores e simulados. Essa é uma excelente maneira para entender o estilo e o tipo de questões que são cobradas na prova.
Praticar simulados e responder questões de concursos anteriores também ajudam a identificar dificuldades e aprimorar as habilidades na resolução de problemas.
Faça atividades físicas
Não é só de cadernos e livros que vive um concurseiro da área militar. O foco também deve estar na preparação física, já que praticamente todos os cargos exigem testes de aptidão.
Os exercícios e atividades do teste variam de acordo com o cargo, mas em geral, os candidatos precisam ter um bom condicionamento físico para realizar as atividades exigidas.
Para isso, mantenha uma rotina de exercícios físicos, incluindo atividades cardiovasculares e de fortalecimento muscular.
Já para os testes que incluem testes específicos, como corrida, flexões e abdominais, é aconselhável que o candidato treine com antecedência. Faça treinos com frequência, identifique seus pontos fracos e busque a melhora do seu desempenho a cada dia.
Cuida da alimentação
Uma dieta saudável e equilibrada é indispensável na vida de qualquer ser humano. Mas se você está em busca de uma vaga nas Forças Armadas então é bom superar a média.
Isso porque a alimentação vai influenciar diretamente nos testes físicos, mas também no desempenho cognitivo e intelectual.
Comece desde já a incluir alimentos ricos em nutrientes e evitar alimentos ultraprocessados e ricos em gordura e açúcar.
Não se esqueça de manter a hidratação em dia, bebendo água regularmente e evitando bebidas com alto teor de açúcar e cafeína, como refrigerantes, por exemplo.
Busque disciplina e motivação
Nem sempre a disposição, a disciplina e a motivação estão presentes na vida do concurseiro. Mas elas são importantes para manter o pique e o foco nos estudos e treinos.
Lembre-se que a preparação para um concurso militar é um processo longo e desafiador. Portanto, mantenha a disciplina e a motivação.
A melhor maneira de fazer isso é criando um ritmo constante de estudos, além de estabelecer metas alcançáveis. Nada de colocar expectativas que você ainda não está preparado para cumprir.
E o mais importante: comemore cada conquista. Essa celebração gera uma onda cerebral muito benéfica que vai te motivar ainda mais, gerando um ciclo positivo e eficiente para os seus estudos.
Vá ainda mais fundo
Se a rotina de estudos sozinho ficar pesada ou difícil, busque ajuda profissional. Um curso preparatório ou um professor particular pode te ajudar nesse processo. O mesmo vale para os treinos físicos. Considere, por exemplo, a ajuda de um treinador ou personal que possa ajudá-lo a desenvolver um treinamento mais eficiente e que seja capaz de atender aos requisitos físicos do cargo.
Anotou todas as dicas? Agora é com você! Prepare-se e vá em busca da sua vaga.