Nesta quinta-feira, o FBI prendeu Jack Douglas Teixeira, um militar da Guarda Aérea Nacional suspeito de vazar em um servidor de jogos online centenas de documentos ultrassecretos. O vazamento colocou os Estados Unidos em uma posição delicada – e porque não dizer, vergonhosa – com aliados do mundo inteiro.
O que as autoridades querem mesmo saber é como um militar com pouco mais do que quatro anos de carreira conseguiu obter acesso e posteriormente vazar segredos ultrassecretos do Departamento de Defesa americano. Como aviador de 1ª classe, o rapaz, de apenas 21 anos de idade, ocupa uma das patentes de suboficial mais baixas da Força Aérea dos Estados Unidos.
Embora as autoridades ainda não tenham confirmado se o suspeito possuía acessos a informações de segurança de alto nível, a descrição de seu trabalho sugere que Teixeira provavelmente trabalhava com sistemas militares de TI e Comunicações dos EUA.
Capturado em casa
Uma verdadeira operação foi montada para capturar o suspeito. Vários agentes federais, dentro de um veículo blindado e armados com equipamento militar de alto poder de fogo, invadiram a propriedade da família de Jack enquanto o suspeito lia calmamente um livro no jardim.
O deputado Mike Turner, presidente republicano do Comitê de Inteligência da Câmara, demandou uma investigação urgente para apurar por que a inteligência americana levou meses para rastrear Teixeira, mesmo quando o aviador publicava abertamente os documentos confidenciais na plataforma de mídia social Discord, popular entre jogadores de videogame.
“O vazamento de informações csecretas põe em risco nossa segurança nacional, afeta negativamente nosso relacionamento com nossos aliados e coloca a segurança dos Estados Unidos. pessoal militar e de inteligência em grave risco”, disse Turner.