O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a autorização para a realização de um concurso público com o objetivo de preencher 5.600 vagas na Polícia Militar do Estado de São Paulo. A medida foi divulgada em evento que marcou os 100 primeiros dias de governo, como parte do compromisso em reestabelecer o efetivo policial e aumentar a segurança no estado.
O concurso disponibilizará 5.400 vagas para o cargo de Soldado PM 2ª Classe e 200 vagas para alunos-oficiais. A expectativa é que os editais sejam publicados em breve, respeitando a suficiência orçamentária e os preceitos legais.
Para se candidatar ao cargo de Soldado, é necessário possuir ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias B e E, entre outros requisitos. A remuneração inicial é de R$ 3.875,27 mensais.
Recentemente, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância do concurso para enfrentar a defasagem do efetivo policial e melhorar a segurança pública no estado. Segundo Derrite, a Polícia Militar de São Paulo passa por uma crise de efetivo, tendo diminuído de quase 100 mil homens para cerca de 80 mil, enquanto a população continua crescendo.
“Nós estamos passando e vamos passar pela maior crise de efetivo. A PM de SP, que já chegou a ter quase 100 mil homens, vai chegar a 80 mil, sendo que a população não parou de crescer, pelo contrário, aumentou demasiadamente“, disse Derrite.
O plano emergencial visa recompor o efetivo policial o mais rápido possível, principalmente ao longo dos próximos quatro anos de mandato, levando em consideração o tempo necessário para a formação dos novos policiais. A realização de concursos periódicos faz parte desse esforço para aumentar a presença policial nas ruas e garantir mais segurança à população paulista. O edital ainda não tem data prevista de lançamento!