No dia 4 de abril foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Chefe do Estado Maior do Exército, no Salão de Honra do EME, em Brasília. O cargo, anteriormente ocupado pelo General Valério Stumpf, passou para o seu sucessor, General Fernando José Sant’ana Soares e Silva, que exercia o cargo de Comandante Militar do Sul.
A solenidade que foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva, teve presenças ilustres, como a Embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, e do Embaixador da Nova Zelândia, Richard Prendergast, além de diversas outras autoridades civis e militares.
Quem é o novo Chefe do Estado Maior do Exército?
O General Fernando José Sant’ana Soares e Silva nasceu no dia 23 de agosto de 1960, na cidade do Rio de Janeiro. Com apenas 14 anos de idade, no dia 3 de março de 1975, ingressou no Exército Brasileiro, na tradicional Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo, tendo escolhido a Arma de Cavalaria.
De lá pra cá, construiu uma carreira bastante sólida, com um extenso currículo. Sete anos após ingressar na Escola de Cadetes, em dezembro de 1982, foi declarado Aspirante a Oficial, servindo no 10º Regimento de Cavalaria, em Bela Vista, Mato Grosso do Sul.
Posteriormente, Soares serviu como instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende. Também serviu a mesma função na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. Depois disso, comandou a Escola de Equitação do Exército e o 2º Regimento de Cavalaria de Guardas, ambos também localizados na cidade maravilhosa.
E não foi apenas no Brasil que o General Soares serviu o país. O novo Chefe do Estado Maior também teve diversas passagens pelo Exterior. Durante a guerra civil em Moçambique, o Soares foi observador militar das Nações Unidas no país. Também atuou na Embaixada do Brasil no Suriname, além de ter servido como subcomandante do Batalhão Brasileiro da Força de Paz no Haiti.
Vida como General
Já como oficial-general, Soares comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, em Ponta Grossa, no Paraná. Também foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, além de ter atuado no Estado-Maior do Exército em Brasília.
Posteriormente, comandou a 1ª Região Militar, na capital fluminense. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, comandou o Comando Militar do Oeste. Após isso, em Porto Alegre, capital gaúcha, foi o chefe do Comando Militar do Sul.
Além do impressionante currículo, o novo Chefe do Estado Maior tem diversos cursos de formação e de aperfeiçoamento. Notadamente, o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, além de também ser formado como Instrutor de Equitação da Escola de Equitação do Exército. O General também possui MBA em administração e negócios, pela Fundação Getúlio Vargas, e pós-graduação em relações internacionais pela Universidade Católica de Brasília.
Durante sua carreira foi condecorado com diversas medalhas. Destacam-se entre elas a Medalha Militar de Ouro com passador de Platina, Medalha Marechal Hermes, Medalha Mérito Blindado e Medalha Marechal Osório – O Legendário.