Neste final de semana, militares americanos identificaram um vazamento maciço de documentos secretos na Internet. Os vazamentos teriam sido enviados em um servidor do popular jogo de videogame Minecraft.
O Wall Street Journal informou que “centenas” de arquivos considerados confidenciais foram originalmente carregados em um pequeno servidor Discord. Posteriormente, esses documentos secretos foram reenviados para um servidor do jogo Minecraft. A partir daí, espalhou-se de forma desordenada pelo globo.
Os arquivos teriam sido postados no servidor do Minecraft durante uma discussão trivial sobre os mapas do Minecraft e a guerra na Ucrânia. Após isso, no entanto, os documentos rapidamente se espalharam pela web e já foram detectados em diversos sites e redes sociais, principalmente no Twitter. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, contudo, só começou a investigar o incidente de fato quando uma conta de propaganda russa postou versões editadas desses documentos na plataforma social Telegram.
As autoridades americanas classificaram o vazamento como um dos “mais prejudiciais em décadas”. Pelo menos cinquenta dos arquivos vazados estavam classificados classificados como “Secret” ou “Top Secret”.
A conta e todas as mensagens relacionadas ao vazamento foram excluídas do servidor, mas já era tarde. “[O vazamento] ficou parado em um servidor Discord do Minecraft por um mês e ninguém percebeu”, disse um repórter investigativo à CNN.
Documentos interferem no esforço de guerra da Ucrânia
O conteúdo do vazamento pode ter um impacto significativo na guerra na Ucrânia. Segundo o blog Kotaku, especializado em jogos eletrônicos, os documentos continham informações delicadas sobre os tipos de armas usadas pelas forças ucranianas e pelos EUA, além detalhes sobre os sistemas de defesa aérea ucranianos. Também constava no vazamento detalhes sobre as capacidades ofensivas da Ucrânia, estatísticas de fatalidades no campo de batalha e comunicações sobre seus aliados.
Um ex-executivo do FBI disse ao Wall Street Journal que acreditava que a agência investigaria o vazamento como um ato de “traição”. Muitos membros assustados do Discord estão deixando os servidores usados para divulgar o vazamento ou até excluindo suas contas. “Saí daquele servidor e realmente espero estar seguro”, escreveu um usuário ainda na sexta-feira.
Esta não é a primeira vez que informações militares confidenciais vazam dentro de uma comunidade de um jogo de Videogame. Em War Thunder, um MMO dedicado a veículos militares, houveram casos em que os jogadores vazaram esquemas de armas pelo menos quatro vezes.