O STORM é um veículo blindado multifuncional, projetado para uso em uma ampla gama de aplicações militares e civis especializadas.
Projeto internacional
O desenvolvimento do veículo blindado de esteira original foi realizado por um grupo de entusiastas de Kiev liderados por Alexander Kuznetsov. O trabalho começou há vários anos, e logo em seguida apareceu um protótipo de design simplificado. Este carro foi testado em terra e no rio, após o que continuou o desenvolvimento de um modelo completo com todas as qualidades e funções necessárias.
Alegadamente, nesta fase, o trabalho enfrentou problemas financeiros e organizacionais. Os entusiastas não conseguiram o apoio necessário na Ucrânia, e o projeto foi para o exterior. Para sua implementação, a Highland Systems foi registrada no Reino Unido.
Em breve, a nova empresa assinou um acordo de cooperação com o Grupo STREIT dos Emirados Árabes Unidos. Juntas, as duas organizações conseguiram concluir o trabalho de design e construir um veículo blindado experimental. Agora eles estão testando e também iniciando uma campanha publicitária.
A própria origem ucraniana-britânica-emirados árabes do projeto chama a atenção. Os métodos de sua implementação não são menos interessantes – durante a construção do protótipo, foram utilizados produtos de vários outros países. Portanto, a armadura para o casco foi comprada na Finlândia, a suspensão foi construída em unidades australianas e as baterias foram compradas na China.
A apresentação oficial da máquina Storm ocorreu ainda como parte da exposição IDEX-2021 nos Emirados Árabes Unidos. O produto foi apresentado aos visitantes da mostra em clima de festa. O famoso ator Steven Seagal foi convidado para o evento como convidado de honra. Ele falou bem do carro e até expressou sua vontade de comprá-lo para uso pessoal.
Inovações técnicas
Argumenta-se que o projeto Storm usa uma série de ideias e soluções originais que podem fornecer vantagens sobre outros veículos blindados.
O veículo experimental Storm recebeu um casco blindado reconhecível, fornecendo flutuabilidade suficiente. A parte superior do casco se estende sob a cabine e plataforma de carga aberta. Uma usina híbrida foi colocada na parte inferior do casco. A blindagem padrão do veículo corresponde ao nível 1 do padrão STANAG 4569 (armadura automática não perfurante e balas de rifle ou estilhaços leves). A possibilidade de amplificação até o nível 2 (balas automáticas perfurantes) é declarada.
Na parte traseira do casco há uma unidade de propulsão a jato com seu próprio motor de 150 quilowatts. O veículo carrega baterias recarregáveis de tipo e capacidade desconhecidos.
O veículo blindado Storm experimental tem um comprimento de aprox. 5,9 m com uma largura de 2,9 me uma altura de 2,36 m. O peso total é de 8 toneladas. A carga útil depende do percurso escolhido.
Usando uma usina híbrida, “Storm” em terra pode atingir velocidades de até 140 km / h. A velocidade máxima de ré chega a 20 km / h. Um canhão de água com um motor separado de potência significativa fornece aceleração de até 30 km / h.