Públicado na semana passada pelo Ministério da Educação, o Índice Geral de Cursos (IGC) destacou novamente o Instituto Militar de Engenharia, o IME, do Exército Brasileiro. A nota obitida pelo IME foi, mais uma vez, a nota máxima possível no índice. O IGC mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior brasileiras.
O Instituto Militar de Engenharia foi uma dentre as 45 instituições que obtiveram a maior nota possível no Índice, que avalia mais de duas mil instituições de ensino superior. O IME é uma das quatro instituições que conseguiram obter a nota máxima em todas as edições, que já dura quase duas décadas.
A repetição da avaliação positiva é uma conquista importante para o IME, que tem tradição na formação de profissionais no campo das Engenharias. O Exército Brasileiro observou que “o resultado reflete o cumprimento rigoroso das diretrizes de ensino do Exército Brasileiro.”
O Índice Geral de Cursos, criado em 2007, é um instrumento utilizado pelo MEC para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil todo. O IGC é divulgado anualmente pelo INEP, com notas que variam entre 1 e 5. A pontuação do índice é resultado da média do Conceito Preliminar de Curso em combinação com o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
O Instituto Militar de Engenharia
O Instituto Militar de Engenharia é uma instituição de ensino superior pública pertencente ao Exército Brasileiro que oferece cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia. É referência nacional e internacional no ensino de Engenharia. Historicamente, surgiu como Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, no ano de 1792, o que é considerada a primeira escola de Engenharia das Américas e apenas a sétima do mundo.
O vestibular do Instituto Militar de Engenharia é conhecido como um dos mais rigorosos do país. O tradicional Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, surgiu a partir do IME, e também é considerada uma instituição com igual nível de exigência em seu processo seletivo e na condução de seus cursos. O ITA também obteve nota máxima no IGC.
Em 2022, o IME completou 230 anos de existência.