O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (4) da cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas, no Palácio do Planalto. O evento tradicional foi o primeiro de 2023, e costuma ocorrer algumas vezes por ano.
No total, foram 56 novos militares promovidos aos mais altos cargos nas três Forças: general (Exército), almirante (Marinha) e brigadeiro (Força Aérea Brasileira). A promoção foi publicada no último dia 31 de março.
Entre os militares promovidos, estava Maria Cecilia Barbosa, que alcançou o posto de contra-almirante da Marinha, a primeira mulher negra oficial-general da Marinha. “Me sinto bastante orgulhosa e feliz por estar representando uma parcela grande da tripulação da Marinha, que é a parcela feminina”, declarou em uma postagem publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Com a promoção, Maria Cecília ocupará o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa. Antes dela, somente duas outras mulheres haviam alcançado o posto de almirante na Marinha. A médica Dalva Maria Carvalho Mendes foi a primeira, em 2012, e a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni foi promovida a contra-almirante em 2018.
Maria Cecília disse ainda que sua promoção deve ser um estímulo para que mais mulheres ingressem nas Forças Armadas, já que agora elas podem atingir oposto mais alto. Ela afirmou que acredita que mais almirantes mulheres surgirão, já que há um grande número de mulheres nos quadros da Marinha. As Forças Armadas brasileiras já promoveram mulheres aos cargos de oficiais-generais na última década, mas o Exército só permitiu que mulheres participassem de cursos preparatórios para o generalato em 2021.
Este foi o primeiro evento de promoção de oficiais do Governo Lula da Silva, em meio as tratativas de reaproximação com as Forças Armadas.
O evento contou com as presenças do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além dos comandantes das três Forças: general Tomás Ribeiro Paiva (Exército), almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea).
Fonte: Agência Brasil