Um dos mais cobiçados concursos para a área militar está em sua reta final para inscrição. Trata-se do concurso para o ingresso na Escola Naval, instituição de ensino gerida pela Marinha do Brasil e o curso de nível superior mais antigo do país. Ao final do curso o militar receberá o título de Bacharel em Ciências Navais.
As inscrições serão realizadas unicamente, em âmbito nacional, na página do SSPM, no endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Estas serão feitas entre 8h do dia 27 de fevereiro de 2023 e 23h59 do dia 26 de março de 2023, horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais).
Acesse o Edital através do link Concurso Público para a Escola Naval.
Aviso importante! Leia o edital disponível no link acima para descartar todas as dúvidas. Não nos responsabilizamos por falhas dos candidatos no processo de inscrição.
Sobre os cursos na Escola Naval:
a) Os Cursos ministrados na Escola Naval (EN), denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e para o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM), realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse Militar-Naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar (CE) e um Ciclo Pós-Escolar (CPE).
b) O CE será realizado pelo aluno no grau hierárquico de Aspirante, será conduzido na EN e terá a duração de 4 (quatro) anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato.
Condições para a Inscrição:
Entre os vários requisitos, destacam-se:
a) ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 23 (vinte e três) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024;
b) ter concluído com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio;
c) ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do art. 12, inciso I e parágrafo 3º da Constituição Federal;
d) não ter filhos ou dependentes e não ser casado (a) ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para graduação, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval, nos termos do Art. 144-A, da Lei nº 6.880/1980. O descumprimento dessas condições ensejará o cancelamento da matrícula e o licenciamento do serviço ativo, conforme estabelecido na Portaria nº 47, de 14 de dezembro de 2022, do Ministério da Defesa.
O Concurso Público para a EN é constituído das seguintes etapas:
I) Prova Escrita Objetiva (PO) de Matemática e Inglês;
II) Prova Escrita Objetiva (PO) de Física e Português;
III) Redação;
IV) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);
V) Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
a) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
b) Inspeção de Saúde (IS);
c) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
d) Avaliação Psicológica (AP); e
e) Verificação de Documentos (VD).; e
VI) Resultado Final da Seleção (RF).