No final do ano passado, o ex-comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo Filho utilizou o termo “melancia” para se referir ao General Soares, na época, Comandante Militar do Sul. A declaração foi dada no Twitter após uma suposta reunião do general com militares, que teriam informado ao comentarista os assuntos tratados no encontro.
O termo tem se popularizado cada vez mais, especialmente, em momentos de polarização, como nas eleições do ano passado e desde a chegada do atual presidente, Luis Inácio Lula da Silva, ao poder.
No entanto, muita gente ainda se pergunta sobre a origem do termo e qual o seu real significado.
De Fruta a Insulto Político
Para saber exatamente porque “melancia” se tornou um insulto popular principalmente contra militares, precisamos analisar a fruta… por dentro!
Tão doce, tão suculenta, tão, tão… verdinha por fora e vermelha por dentro.
É exatamente por isso.
As características físicas da melancia são usadas como um insulto justamente porque a casca verde da fruta remete aos uniformes dos militares. Por dentro, a melancia é de um tom forte de vermelho, uma referência à cor usada pelos comunistas. Ou seja, embora usem uniformes verdes por fora, os militares considerados “melancias” seriam na verdade “comunistas por dentro”.
O insulto é especialmente ofensivo pois sugere que as Forças Armadas, especialmente, o Exército Brasileiro, que por ordem do novo comandante do exército deve ser uma instituição apartidária, na verdade, teriam um viés comunista.
Até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro fez o uso do termo, ao se referir ao General Luiz Rocha Paiva, no Twitter. “Sem querer descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI”, disse o ex-presidente, em Tweet de julho de 2019.