Conforme noticiado pela Revista Sociedade Militar, recentemente foi ministrada uma sabatina aos coronéis escolhidos pelo Exército Brasileiro para serem promovidos a generais. Durante a solenidade, o General do Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva fez diversas recomendações e observações aos militares presentes.
O discurso chamou a atenção por conter, entre outras questões importantes, indícios de que a cúpula do exército acredita que o país sofrerá ameaças militares no futuro próximo.
Diversos pontos destacados pelo General do Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva aos novos generais de brigada do Exército Brasileiro chamaram especialmente a atenção. As palavras do General, consideradas “graves” pelos especialistas, geraram reações de todo o tipo.
Ameaças militares em potencial
“Os desafios que se descortinam à frente não são distintos dos superados por seus antecessores, que construíram um Exército respeitado, profissional e apartidário, um instrumento da sociedade brasileira.”, diz um trecho do discurso. “Nesse cenário, no futuro, sem sombra de dúvida, nosso País sofrerá todo tipo de pressão de potências estrangeiras, inclusive militar, com a finalidade de coagir o povo brasileiro a atender interesses outros.”, prosseguiu o General.
Em outro ponto, o General enfatiza que o Exército não deve estar pronto apenas para entrar em combate, mas para ganhar a guerra. “[devemos] ser uma Força respeitada pelo nosso povo e temida por aqueles que, por ventura, queiram atentar contra a nossa soberania.”, disse Soares e Silva.
O novo Chefe do Estado Maior do Exército também observou que é preciso valorizar e aproveitar ao máximo os recursos da Força. “… temos que trilhar dois caminhos: fazer com que cada centavo dos escassos recursos orçamentários que nos são disponibilizados se transformem em poder de combate; e privilegiar o nosso bem mais valioso, os homens e as mulheres que integram o Exército Brasileiro…”, pontuou.
General repete fala dada em entrevista anterior
Não é a primeira vez que o General cita a possibilidade de ameaça ao Brasil no futuro. Em entrevista ao portal Poder360, em fevereiro deste ano, Soares e Silva já dizia acreditar que o Brasil teria algum problema de Defesa.
“[…]ninguém ameaça diretamente o Brasil. Mas acredito que em um futuro próximo isso vai mudar. Então, nós temos que estar preparados”, declarou na ocasião. “As Forças Armadas têm que estar preparadas para ser um seguro da nação brasileira, um seguro da sociedade brasileira, para que a sociedade brasileira não seja coagida por terceiros países”, disse Soares e Silva.
O General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército, cargo que assumiu nesta semana, em cerimônia realizada em Brasília.
Internautas reagiram negativamente à declaração do General
Através das redes sociais, os internautas se manifestaram sobre o discurso. “Batem continência para o chefe do narcotráfico do Foro de SP e temem uma invasão à Amazônia como se esta já não tivesse dominada por ONGS estrangeiras.”, acusou um internauta, postando de sua conta no Facebook. Outro comentário diz que “[A ameaça] não precisa vir de fora, o governo daqui já está ameaçando e cumprindo a degradação do exército.”
Um leitor da Sociedade Militar opina que a preocupação com uma ameaça militar seria “Pouco provável, o que pode acontecer é vir uma multidão de refugiados oriundos destes países fugindo da fome gerada pelos governos socialistas e isso impactar na cultura de nossa nação que já tem uma identidade nacional fraca.”
No Twitter e no Facebook, a reação dos internautas tem sido, em geral, uma mistura de ceticismo com preocupação. Mas outros estão mais indignados com a postura da Força de um modo geral: “Agora que o Exército viu isso? FFAAs acordaram? Pensaram que o povo não estava vendo adiante?”, questionou uma internauta.
Revista Sociedade Militar