A Marinha de Portugal obteve sucesso ao realizar a primeira travessia da linha do Equador com seu submarino “Arpão”. O evento aconteceu no dia 15 de abril e marcou exercícios e missões de representação do submarino e sua tripulação naquela que ficou nomeada como Iniciativa ‘Mar Aberto’.
A previsão de operabilidade total do Submarino é até o início de agosto quando deverá ter concluído as missões de navegar mais de 13 mil milhas, concluir cerca de 2500 horas de navegação e fazer a visita a dois continentes e cinco países. As visitações têm o intuito de estreitar as relações entre Portugal e os países visitados.
Com apenas 35 tripulantes, o “Arpão” é um dos mais efetivos meios navais portugueses. Vide, ao final da matérias as características técnicas do submarino.
Sobre o Submarino “Arpão”:
O NRP Arpão foi construído no estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW), em Kiel. Iniciada a construção em 2005, foi batizado e lançado a agua em 19 de junho de 2009, tendo como madrinha a dra. Maria .Barroso..
A embarcação foi entregue à Marinha Portuguesa em 22 de dezembro de 2010 e chegou pela primeira vez à Base Naval de Lisboa em 30 de abril de 2011. Seu primeiro comandante foi o Capitão-Tenente Nuno Baptista Pereira.
A partir de então o Arpão esteve integrado no dispositivo de forças nacionais tendo realizado a primeira integração de um submarino português numa força naval permanente da OTAN em 2012. Destaca-se, ainda, a sua participação por duas ocasiões na Força Naval da UE no mediterrâneo em missão humanitária, a chamada operação SOPHIA.
Para além das vigilâncias da área marítima de interesse nacional e colaboração com outras agencias e autoridades do estado, participou ainda em diversos exercícios internacionais como: SPONTEX, FOST, REP e NOBLE MARINER.
CARACTERÍSTICASDeslocamento2020t /imersão 1842t /superfícieComprimento67,9mDiâmetro do casco resistente6,3m
Altura13mCalado médio à superfície6,6mVelocidade máxima submersoSuperior a 20nósVelocidade máxima à superfície10nós
GUARNIÇÃOOficiais7Sargentos10Praças16Total33Capacidade adicional para pessoal10 militares, nomeadamente de Operações Especiais
ARMAMENTOMíssil de longo alcance Sub-Harpoon (mar-mar e mar-terra)Torpedos filo-guiados BlackShark, de longo alcance, e Minas
EQUIPAMENTOSSistemas de NavegaçãoSistemas de Comando e ControloSensores EletromagnéticosSensores Óticos – eletrónicosSistemas de ComunicaçõesSistemas de defesa
Lançamento à água: 19-Jun-2010Entrada ao serviço: 22-Dez-2010
Fonte: Marinha Portuguesa
Acessem os demais conteúdos dos colaboradores da Revista Sociedade Militar. Sigam-nos também no Instagram e Twitter.