Nesta semana, a multinacional Thales em parceira com a brasileira Speedbird Aero assinaram acordo para desenvolver uma plataforma de logística de drones para delivery no Brasil. A parceria é inédita no país. O acordo entre as duas companhias foi assinado nesta quarta-feira, 10 de maio.
O trabalho envolverá equipes de três países, Brasil, Estados Unidos e França. O objetivo é desenvolver as chamadas operações Beyond Visual Line-of-Sight, ou BVLOS, que são vôos onde o piloto remoto não enxerga o drone que está pilotando.
“Já temos projetos na América Latina, Estados Unidos, Europa e Oceania e agora contamos com o apoio da Speedbird para reforçar nossos planos para o Brasil”, declarou Luciano Macaferri, diretor geral da Thales Brasil.
A Speedbird Aero é a primeira empresa do país autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil a realizar entregas comerciais com drones. A empresa já possui contratos com diversos aplicativos, como o iFood, além de parcerias com a Natura, Claro, Grupo Pardini, entre outros.
Mercando em franca expansão
No ano passado, mais de 2.000 entregas de drones comerciais ocorriam todos os dias em todo o mundo. Desde então, esse mercado só cresceu. Embora esse número ainda seja pequeno em relação ao número total de entregas comerciais, os gráficos indicam uma tendência de grande crescimento para a próxima década.
A tecnologia de drones tem o potencial de atender a uma variedade de usos, como entrega de alimentos, produtos de conveniência e outras pequenas embalagens. Além disso, pode auxiliar na movimentação de amostras médicas para laboratórios.
À medida que a indústria avança, os drones podem se tornar cada vez mais competitivos em termos de custos operacionais diretos. Sob certas condições, como em regiões com infraestrutura rodoviária precária, por exemplo, os drones já podem ser o modo de entrega mais econômico. Além disso, drones tem emissões de CO2 tipicamente mais baixas do de carros elétricos e vans que fazem uma única entrega. Se comparados com veículos movidos a combustível fóssil, esses números são ainda menores.