A Polícia Militar do Estado de São Paulo terá um novo concurso público em breve. O certame está autorizado desde abril e a Vunesp será a banca que ficará a frente do concurso.
Fora isso, uma outra movimentação importante aconteceu nesta quarta-feira, dia 17 de maio. Os nomes dos membros que irão compor a comissão do concurso foram publicados no Diário Oficial do Estado.
Ao todo, seis policiais militares farão parte da comissão responsável por acompanhar os trâmites do certame. Confira a seguir:
Presidente
- João Akves Cangerana Junior;
Suplente
- Cel. Ana Paula Dantas Bello;
Vice-presidente
- Mario Kitsuwa
Suplente
- Silmara Cristina Lopes
Coordenação técnica
- Bruno Scalco dos Santos;
Suplente
- Samuel Duque Rodrigues Neto
Vale lembrar que o último concurso para oficial da PM SP ocorreu em 2021 com uma oferta de 220 vagas. Na ocasião, a Fundação Vunesp também foi a banca responsável pelo certame.
Para ser aprovado, o candidato passou por provas de conhecimentos, exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social e análise de documentos.
PM SP terá 200 vagas para oficiais
A Polícia Militar de São Paulo prevê, para este novo concurso, a oferta total de 200 vagas para a carreira de oficial. Os requisitos mínimos para concorrer a uma das vagas são:
- Possuir idade mínima de 17 e máxima de 30 anos;
- Estatura entre 1,55 m (mulheres) e 1,60 m (homens)
- Possuir formação de nível médio ou equivalente.
- É permitido o uso de tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas;
- Estar quite com as obrigações militares e eleitorais.
Qual salário de um oficial da PM SP?
Enquanto o aluno estiver cursando o 1º CFO, o salário inicial é de R$ 3.095,87. Ao final do curso, o aluno é designado 2º Tenente PM, passando a receber uma remuneração mensal de R$ 6.705,51.
Fora isso, o policial militar ainda tem direito a um regime próprio de previdência, assistência médica e odontológica, além de assistência psicológica. O policial também recebe fardamento e acessórios, e pode usufruir de alojamentos.
A jornada de trabalho para os oficiais em atividades administrativas é de 40 horas semanais, já para os policiais que trabalham em atividades operacionais seguem regime de escala de trabalho de 12 horas trabalhadas seguidas por 36 horas de descanso.
O que faz um oficial da PM SP?
De acordo com o próprio site da PM SP, aos Oficiais da Polícia Militar compete a fiscalização, a gestão e o comando direto do efetivo que atua no policiamento ostensivo, bem como a análise, o aperfeiçoamento e a administração dos mais variados processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, além de outras definidas em lei.
Polícia Civil de São Paulo também terá concurso em breve
A Polícia Civil do Estado de São Paulo também terá um novo concurso público em breve. O certame já está autorizado, as comissões formadas e a Fundação Vunesp foi recentemente escolhida como a banca responsável por todas as etapas da seleção pública.
Com a banca definida, o próximo passo agora é a finalização do contrato e a publicação do mesmo no Diário Oficial do Estado.
O governo estadual tem a expectativa de publicar o edital do concurso PC SP em menos um mês, ou seja, até junho deste ano.
A PC SP terá dois editais, visto que o concurso será dividido em áreas diferentes, sendo um deles destinado aos cargos de escrivão, investigador, médico legista e perito criminal, enquanto outro edital será lançado apenas para o cargo de delegado. No entanto, a Vunesp será responsável por ambos os editais.
Vale citar que o último concurso da PC SP também foi organizado pela Vunesp.
Concurso PC SP terá 3.500 vagas para diferentes cargos
Ao todo, a Polícia Civil de São Paulo irá ofertar 3.500 vagas distribuídas entre cargos de delegado, médico legista, perito criminal, investigador e escrivão.
Já foram divulgados o número total de vagas e os respectivos cargos. As oportunidades serão distribuídas conforme segue:
- Delegado – 522 vagas;
- Médico Legista – 116 vagas;
- Perito Criminal – 249 vagas;
- Investigador – 1250 vagas;
- Escrivão – 133 vagas;