Conforme noticiado pela Revista Sociedade Militar nesta semana, o General Achilles Furlan Neto passou o Comando do Comando Militar da Amazônia para seu novo comandante, o General Costa Neves.
A solenidade foi presidida pelo próprio Comandante do Exército, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva e contou com a presença de centenas de militares e autoridades.
Quem é o novo Comandante do CMA?
O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves está incorporado nas fileiras do Exército Brasileiro desde 1979, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1985. Costa Neves é natural da cidade de Olímpia, no interior de São Paulo.
Nascido em 12 de junho de 1963, o paulista está no exército desde os 15 anos de idade. Uma vez na instituição, fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento: curso básico de Paraquedista, curso de Mestre de Salto, Curso Especial de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra (ESG).
Foi comandante do 62º Batalhão de Infantaria, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Comandante do Comando Militar do Norte. Além disso, também comandou a Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN. Como chefe da AMAN, o General teve o privilégio de receber a primeira turma de cadetes do sexo feminino na Academia Militar. Na ocasião, declarou que aquelas seriam as primeiras oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.
Serviços no Exterior
No exterior, levou sua formação mais adiante, tendo feito Curso Avançado de Infantaria em Fort Benning, curso no Estado-Maior e Estado-Maior Conjunto de Portugal, no War College e Mestrado em Política e Estratégia, nos Estados Unidos.
O General também serviu como Observador Militar na Missão de Verificação da ONU (Unavem) em Angola, nos anos de 1995 e 1996, durante a guerra civil no país, que durou até 2002.
Trabalho reconhecido dentro e fora do Exército
Costa Neves recebeu inúmeras condecorações por seus serviços. O General já foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar do Exército, Naval, da Aeronáutica, da Defesa e do Judiciário Militar, a Medalha Militar de Ouro-Passador de Platina, a Medalha do Pacificador, a Medalha Marechal Trompowsky, a Medalha Caxias, a Medalha Marechal Hermes-Bronze uma coroa, a Medalha da Vitória, a Medalha do Serviço Amazônico, a Medalha do Corpo de Tropa-Bronze, a Medalha das Nações Unidas e a Medalha Marechal Osório, dentre outras.
– Clique aqui e conheça também o currículo do novo Chefe do Estado Maior do Exército