O Exército Brasileiro está promovendo um evento chamado I Seminário Internacional de Doutrina Militar Terrestre do Exército Brasileiro, em Brasília, no qual receberá representantes de nações amigas.
O encontro contará com a presença de militares de potências ocidentais lideradas pelos Estados Unidos, como Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, entre outros. Também foram convidados representantes de países do Oriente, Eurásia, África e vizinhos sul-americanos.
De acordo com o general Theóphilo Gaspar de Oliveira, o evento tem como objetivo discutir aspectos operacionais, incluindo doutrinários, a fim de superar os novos desafios enfrentados pelos exércitos ao redor do mundo decorrente da guerra da Ucrânia e superar ameaças dentro e fora do campo de batalha, incluindo iniciativas para enfrentar a Rússia.
O evento busca fortalecer os laços entre os centros de doutrina dos países participantes, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento da doutrina militar terrestre internacionalmente.
Um dos pontos principais da discussão será o conceito de “Operações Multidomínio”, desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos, que abrange operações em terra, mar, ar, espaço e ciberespaço. Esse conceito tem sido disseminado desde que os Estados Unidos identificaram a China e a Rússia como ameaças ao seu poderio.
Outros pontos da pauta incluem a padronização de conceitos sobre guerra híbrida, o emprego de forças blindadas e mecanizadas, e a utilização de sistemas ofensivos remotamente pilotados.
Fonte: Doutrina Militar Terrestre