O Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Norte, continua a sua preparação para o Exercício CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), uma operação de treinamento conjunto com o Exército dos Estados Unidos que vai ocorrer, pela 1ª vez, na Amazônia.
Como já noticiado aqui na Revista Sociedade Militar anteriormente, espera-se que mais de 300 militares americanos se desloquem para a Amazônia em novembro para participar desta operação.
Na última segunda-feira, dia 15 de maio, marcou-se o início da Operação Munduruku III, com o 52º Batalhão de Infantaria de Selva conduzindo uma formatura de apronto operacional de sua Força Tarefa, sob coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
Esta Força Tarefa consistiu de 387 militares, com 246 membros diretamente provenientes do Batalhão. A operação também contou com a participação de militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, do 23º Batalhão Logístico de Selva, da 23ª Companhia de Comunicações de Selva e da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva.
O apronto operacional foi presidido pelo General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, Comandante da 23ª Bda Inf Sl, que, juntamente com o Estado-Maior, fez a inspeção do efetivo e dos diversos materiais de emprego militar, tais como veículos, armamentos e material de apoio de saúde.
Em uma etapa distinta de preparação, o Comando Militar do Norte (CMN) acolheu uma comitiva do Exército dos Estados Unidos entre os dias 15 a 19 de maio. O objetivo da visita foi verificar aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar da tropa que participará do exercício CORE 23, incluindo a avaliação de condições existentes de estrutura, equipamentos, suprimentos e procedimentos.
A inspeção se estendeu a organizações militares com setor de aprovisionamento, incluindo o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) e a 2ª Companhia de Suprimento do 8º Depósito de Suprimento (2ª Cia do 8° D SUP).
A Operação CORE 23 reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América (EUA) para um treinamento combinado nas Guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e Distrito de Clevelândia do Norte.
Segundo as informações do Exército Brasileiro, as tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
Soldados EV se preparam para o combate na selva
Paralelamente as preparações do Exército para o exercício combinado com os Estados Unidos, entre os dias 8 e 12 de maio, soldados do efetivo variável do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) finalizaram o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS), promovido pelo 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva.
O estágio é focado em preparar os soldados para a vida na selva, consolidando o conhecimento adquirido durante a Instrução Individual Básica e desenvolvendo habilidades essenciais para o combatente de selva.
A conclusão do estágio foi celebrada com a entrega dos chapéus bandeirantes aos concludentes no Pátio Pioneiros do CIGS.
O Soldado Diogo Ribeiro Pereira foi considerado o destaque geral do estágio, enquanto o Soldado Joelson Santos da Silva foi escolhido como melhor companheiro por seus colegas.
Fonte: Noticiário do Exército / Comando Militar do Norte
Notícias pelo WhatsApp
Criamos um grupo no WhatsApp para você ser avisado sempre que uma nova notícia importante for publicada pela Revista Sociedade Militar. Clique aqui para participar do nosso grupo no WhatsApp e não perca nada!