Nesta semana, o Exército Brasileiro participou da celebração do 78° aniversário do Dia da Vitória, dia em que os Aliados declararam vitória no teatro europeu durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia foi conduzida no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra.
Em nota, o Exército Brasileiro exaltou a cerimônia, ressaltando que a data celebra “os feitos históricos de militares que, durante a Segunda Guerra Mundial, defenderam os ideais de democracia e liberdade contra os horrores do nazifascismo, inclusive com o sacrifício da própria vida.” Dois veteranos da Força Expedicionária Brasileira estavam presentes no evento. Também atendeu a solenidade o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.
Durante a cerimônia, diversas organizações militares e personalidades foram agraciadas com a Medalha da Vitória. A Medalha da Vitória é conferida a militares ou civis que tenham contribuído para a difusão dos feitos da FEB durante a 2ª Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país, ou integrado missões de paz. Também é agraciada àqueles que prestaram serviços relevantes ao Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
Duas aeronaves modelo F-5M, do 1° Grupo de Aviação de Caça, o famoso “Senta a Pua”, sobrevoaram o local da cerimônia. O Senta a Pua combateu nos céus da Itália e tem seus feitos reconhecidos por diversos governos e organizações militares do mundo inteiro.
– Quer saber mais sobre a FEB? Confira nossa lista com as 5 incríveis curiosidades sobre a campanha da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra
– A Revista Sociedade Militar também contou a história de três heróis brasileiros. Confira aqui!