As próximas cadetes aprovadas no concurso da EsPCEx poderão optar por serem oficiais na Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. Com a nova medida, as candidatas aprovadas no concurso de admissão de 2023 da Escola Preparatória de Cadetes do Exército poderão integrar o quadro como primeiras oficiais de Comunicações do Exército já no final de 2028.
As novas candidatas a oficiais farão o primeiro ano de sua formação na EsPCEx em 2024. Em 2025, já serão cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN. A partir de 2026, no segundo ano de formação na AMAN, as militares poderão escolher entre fazer parte do Quadro de Material Bélico, do Serviço de Intendência ou agora, pela primeira vez, da Arma de Comunicações.
O Exército já conta com oficiais do sexo feminino desde 2020.
Para o Comandante do Curso de Comunicações da AMAN, Major Marcel Lima dos Santos, a inclusão de mulheres na Arma de Comunicações só tem a acrescentar. “A inserção das mulheres na Arma de Comunicações acontece em alinhamento à tendência mundial e contribui para a melhoria dos processos das Comunicações no Exército Brasileiro”, declarou.
As inscrições para o concurso da EsPCEx se estendem até o dia 22 de maio. O edital completo está disponível aqui.