O concurso da Polícia Civil de Alagoas teve o prazo de inscrições prorrogado. Os interessados têm agora até às 18h desta sexta-feira, 12 de maio, para efetivar a participação no certame.
Ao todo, são oferecidas 100 vagas para o cargo de delegado, sendo 50 para contratação imediata e 50 para formação de cadastro reserva.
Desse total, 3 são reservadas para candidatos com deficiência e outras 10 vagas para candidatos negros, indígenas ou quilombolas. O mesmo percentual se aplica ao cadastro de reserva.
O salário inicial previsto para o cargo de delegado PC AL é de R$ 20.665,50 para uma jornada de 40 horas semanais.
Como se inscrever?
O período de inscrições para o concurso da Polícia Civil de Alagoas vai até às 18h desta sexta-feira, 12 de maio.
Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o site do Cebraspe, banca responsável pela organização do concurso, é preencher o formulário.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 400.
Quem pode se inscrever?
Para concorrer ao cargo de delegado da PC AL é essencial que o candidato possua formação em nível superior em direito.
Fora isso, conforme consta em edital, o candidato também deve cumprir com os seguintes requisitos:
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme o item 2 deste edital;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física para o exercício das atribuições do cargo;
- Gozar de boa saúde física e psíquica, comprovada em inspeção médica;
- Além dos requisitos mencionados no subitem anterior, serão ainda exigidas condições psicológicas e temperamentais, adequadas ao exercício da função policial, apuradas em exame psicotécnico;
O que faz um delegado?
Entre as principais funções do cargo de delegado da polícia civil estão a execução de atividades de direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle da administração da polícia judiciária.
Também compete ao delegado conduzir investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme previsto nas leis que regem as carreiras da polícia civil do estado de Alagoas.
Quais as etapas do concurso delegado PC AL?
O concurso para o cargo de delegado PC AL contará com seis etapas, conforme segue:
- Provas objetivas e discursivas;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Exames laboratoriais e médicos;
- Avaliação psicológica e de títulos;
- Investigação social;
- Curso de formação policial.
Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva composta por 120 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos.
Para a prova discursiva será exigido do candidato a resolução de três questões dissertativas sobre direito penal, processual penal e / ou constitucional.
Ambas as provas estão previstas para o dia 07 de julho, em dois turnos: manhã e tarde.
Suspenso duas vezes, concurso PC AL foi retomado em abril
Após sofrer com duas suspensões seguidas, o concurso PC AL para delegado foi finalmente retomado.
A primeira suspensão foi para readequar o quantitativo de vagas de acordo com a necessidade real da polícia, uma vez que as vagas ofertadas inicialmente não seriam capazes de suprir a demanda do estado.
As inscrições foram então reabertas em fevereiro e, em seguida, suspensas novamente por não atender a política de cotas conforme determina a lei.
O edital passou por uma nova adequação atendendo a determinação legal, sendo republicado em abril.
Clique aqui e leia o edital completo do concurso PC AL para delegado.