O Talibã e o Exército do Irã trocaram tiros esta semana na fronteira da República Islâmica com o Afeganistão. Relatos indicam que há soldados mortos e diversos feridos. O incidente aumenta acentuadamente as tensões crescentes entre os dois países em meio a uma disputa sobre os direitos sobre água na região.
A agência de notícias estatal iraniana IRNA informou que o vice-chefe de polícia do país, general Qassem Rezaei, acusa o Talibã de abrir fogo primeiro. A IRNA disse que o Irã infligiu “pesadas baixas e sérios danos” aos atacantes.
A IRNA também informou que dois guardas de fronteira foram mortos. No entanto, esse número pode ser ainda maior, segundo outras fontes. O jornal de língua inglesa Tehran Times disse que os combates mataram ao menos três guardas de fronteira iranianos.
Já do ponto de vista do Talibã, o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Abdul Nafi Takor, acusa o Irã de atirar primeiro. Takor disse que o tiroteio matou duas pessoas, uma de cada país, e deixou um número não revelado de feridos. A situação, segundo o porta-voz, já estaria sob controle.
Depois do incidente, a fronteira do Afeganistão, uma importante rota comercial, foi fechada.
Fonte: Associated Press / Al Jazeera / IRNA