O Exército Brasileiro, atuando ainda no nordeste do país, concluiu neste mês as obras da Operação Seridó I, visando a melhoria do acesso à água a diversas comunidades do sertão nordestino.
A operação foi executada pelo 7º Batalhão de Engenharia de Combate, que realiza o Apoio de Engenharia ao Comando Militar do Nordeste.
Desde outubro de 2021, a Operação Seridó I instalou pelo menos 12 poços artesianos, atendendo uma dezena de cidades do estado do Rio Grande do Norte. O prazo para a entrega dos poços artesianos era de 2 anos, mas os militares da Engenharia do Exército conseguiram concluir a Operação cinco meses antes do prazo final.
A Operação Seridó I é uma parceria entre o Exército Brasileiro e o Ministério do Desenvolvimento Regional. As obras foram coordenadas pelo 1º Grupamento de Engenharia e executadas pelo 7º Batalhão de Engenharia de Combate.
Objetivos concluídos
O objetivo da Operação Seridó I era suprir as várias comunidades do sertão nordestino com água para sua subsistência hídrica. Desse modo, os municípios atendidos deixariam de depender de entregas regulares de água feitas por caminhões-pipa.
Os municípios contemplados com as obras da Operação foram: Acari, Alexandria, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, João Dias, Pau dos Ferros, São Vicente, Jucurutu e Parelhas.
Os trabalhos foram realizados por um efetivo de mais de 170 militares. Os novos poços artesianos provêm quase três mil litros de água por hora, uma quantia de água equivalente a pelo menos dois caminhões-pipa por dia.
Revista Sociedade Militar
Fonte: Exército Brasileiro